Revista de Educação da Faculdade SESI https://revistacientifica.sesisp.org.br/index.php/nee_arandu <p>A <strong>Revista de Educação da Faculdade SESI </strong>é um periódico dedicado aos estudos das Ciências da Educação e da interdisciplinaridade nas áreas de conhecimento, com periodicidade anual, on-line e de acesso aberto.</p> <p>Seu despontar, em 2023, priorizou as produções dos profissionais da educação da rede SESI-SP de ensino e coroou as ações articuladas entre pesquisa, ensino e extensão; com produções provenientes de análises qualitativas, de experiências didáticas, de ações da Residência Educacional da Faculdade SESI de Educação.</p> <p>A partir de 2024, o peri´ódico recebe artigos, relatos de experiência e resenhas de autores brasileiros e estrangeiros, em português, espanhol e inglês; em suas diversas abrangências teóricas e metodológicas. </p> <p>A interdisciplinaridade, essencial e decisiva nos cursos de graduação e de pós-graduação da instituição, é conclamada na Revista de Educação da Faculdade SESI como um caminho que possibilita um olhar mais integrado à realidade, e contextualizado ao cotidiano dos sujeitos educativos e às áreas do conhecimento.</p> pt-BR revista@faculdadesesi.edu.br (Revista Faculdade SESI) revista@faculdadesesi.edu.br (Revista Faculdade SESI) Fri, 25 Oct 2024 16:10:05 +0000 OJS 3.3.0.13 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Formação continuada de professores no contexto escolar pós-pandemia https://revistacientifica.sesisp.org.br/index.php/nee_arandu/article/view/38 <p>Este texto é um relato de experiência que busca enfatizar a relevância da formação continuada de professores no cenário educacional pós-pandemia. A pesquisa se concentra nas vivências do Analista Técnico Educacional do SESI-SP, entre julho de 2022 e julho de 2023, nas escolas públicas de um município no interior de São Paulo, através da participação no Programa Emergencial de Educação Pós-pandemia: Recompondo os Saberes. Esse programa propôs uma formação continuada para professores com o propósito de reforçar a alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental e elevar os índices de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. O relato de experiência em análise se baseia nas obras dos autores Nóvoa (1997, 2002), Imbernón (2009), Tardif (2000) e Lopes (1999), que defendem a importância da aprendizagem contínua, da integração do conhecimento no contexto da prática de ensino e do reconhecimento da experiência profissional. Os encontros formativos foram projetados com uma variedade de temas, visando contribuir para a prática docente. Os métodos empregados incluíram discussões reflexivas, análises e debates de propostas, além do planejamento de atividades com base no material didático fornecido pelo SESI-SP. Por meio deste relato, percebe-se que a formação continuada foi considerada essencial para lidar com os desafios pós-pandemia. Além disso, a adaptação da formação de acordo com as necessidades individuais de cada escola e professor mostrou-se crucial, assim como a compreensão de que a transformação educacional requer um investimento contínuo e colaborativo.</p> Jéssica Máximo Garcia Copyright (c) 2024 Revista de Educação da Faculdade SESI https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistacientifica.sesisp.org.br/index.php/nee_arandu/article/view/38 Thu, 12 Sep 2024 00:00:00 +0000 Educação é uma arte: registro das experiência da residência educacional por meio das ilustrações https://revistacientifica.sesisp.org.br/index.php/nee_arandu/article/view/57 <p>Tendo como referência o desenvolvimento dos relatos de experiência da Residência Educacional, a elaboração de ilustrações contém em si reflexões sobre a vivência da participação, enquanto observadora ativa, em todo o ambiente de aprendizagem. Este trabalho se propôs a dialogar de maneira precisa com a literatura, buscando embasamento teórico no que diz respeito às formas como podem ser desenvolvidos os relatos de experiência, e a apropriação de linguagem imagética como forma de trazer autenticidade e veracidade àquilo que experienciamos. O presente relato parte da concepção da ilustração enquanto forma significativa de linguagem tornando-a um registro rico em intencionalidade e afetividade, uma vez que é produzido a partir de impressões repletas de possibilidade para pôr em curso o processo reflexivo que se instaura por meio da linguagem visual. Adentrar a sala de aula é perceber como a teoria e a prática podem se interrelacionar, desde que se tenha a destreza de se colocar junto ao estudante e àquilo que cada experiência pode revelar. Essa experiência nos mostra a necessidade de se permitir a aprender e explorar as múltiplas linguagens que atravessam a existência. A quebra da expectativa se faz fundamental nessa jornada, estando aberto ao novo e à espontaneidade, tal como as ilustrações aqui contidas se baseiam, exemplificando, de maneira tangível, que conceito e prática estão muito além das ideias e da efetiva relação construída nos detalhes.</p> Bárbara Martins Marcolino Copyright (c) 2024 Revista de Educação da Faculdade SESI https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistacientifica.sesisp.org.br/index.php/nee_arandu/article/view/57 Thu, 12 Sep 2024 00:00:00 +0000 Explorando as raízes do pré-modernismo: uma aula invertida https://revistacientifica.sesisp.org.br/index.php/nee_arandu/article/view/29 <p>Nas últimas décadas, o uso de metodologias ativas de ensino vem sendo questionado frente às mudanças empreendidas pelas inovações tecnológicas. Além disso, o professor enfrenta um crescente envolvimento dos estudantes com dispositivos tecnológicos e meios de informação na sala de aula. A diversidade de ideias e a infinidade de conteúdos à disposição do estudante produzem uma disputa entre o conteúdo a ser ensinado pelo professor e a atenção do aluno. Assim, a escolha de inserir a metodologia de aula invertida em sala de aula foi proposital e instigante, deixando a abordagem não convencional e convidando os alunos a se envolver ativamente na pesquisa, na exploração e na discussão dos conceitos-chave relacionados ao Pré-Modernismo. Essa escolha contrapõe-se à aula tradicional, tornando mais fascinante e menos complexa a compreensão e a apreciação desse período literário. O processo envolveu a exploração autônoma de recursos, a colaboração em grupo e discussões aprofundadas com o professor. O estudante teve acesso à materiais de estudo sobre os autores e suas principais obras, incluindo Canãa de Graça Aranha, Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, Os Sertões, de Euclides da Cunha, Urupês e Jeca Tatu, de Monteiro Lobato, além das poesias de Augusto dos Anjos, como os do livro EU. A preparação individual permitiu uma compreensão mais profunda das obras e dos contextos históricos e sociais que influenciaram esses escritores. A aula invertida destacou a importância da autonomia na aprendizagem, incentivou a pesquisa ativa e aprofundada e promoveu discussões envolventes em grupo, permitindo explorar as obras, os autores e compreender como o Pré-Modernismo refletia o contexto histórico e as mudanças culturais da época. Foi uma experiência educativa enriquecedora que ampliou a apreciação pela literatura Pré-Modernista e sua relevância na formação da identidade literária brasileira.</p> Alessandra Cristina Zambonatto Zeber Copyright (c) 2024 Revista de Educação da Faculdade SESI https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistacientifica.sesisp.org.br/index.php/nee_arandu/article/view/29 Thu, 12 Sep 2024 00:00:00 +0000 Etnomatemática e educação ambiental na educação infantil https://revistacientifica.sesisp.org.br/index.php/nee_arandu/article/view/55 <p>Observando a realidade das salas de aula, e a necessidade de se trabalhar a Educação Matemática desde a mais tenra idade, com seus conceitos que ajudam a realizar uma leitura de mundo, surge a ideia da criação de um projeto que propicie aos alunos da Educação Infantil essa experiência. Tomando como base conceitos matemáticos que devem ser desenvolvidos nessa faixa etária, serão apresentadas atividades interdisciplinares que facilitem uma leitura de mundo crítica. Observando a realidade do nosso meio ambiente, que se encontra em deterioração, e sabendo que as crianças têm o poder de melhorar o futuro do planeta se conhecerem as consequências que poderão enfrentar caso não cuidarem dele, será apresentado o conhecimento necessário para que eles possam agir de maneira positiva nesse sentido. Dispondo da Etnomatemática e da Educação Ambiental Crítica, realizamos atividades que percorrem esse mundo, observando suas necessidades e como podemos ajudar a melhorar nossa qualidade de vida. Ademais, analisamos o que esses alunos possuem de experiência para entender o mundo da Matemática e como podemos expandir esses conhecimentos. Assim, notamos que as crianças nessa faixa etária possuem uma visão crítica de seu mundo que deve ser estimulada, pois ela se constituirá no primeiro passo para formar cidadãos críticos no futuro. Integrando os alunos com essas informações, analiso que eles são capazes de realizar abstrações e cálculos mentais com facilidade, bem como de desenvolverem a capacidade de cuidar do meio ambiente, tanto o escolar quanto o da comunidade.</p> Rose Christiani Michetti Copyright (c) 2024 Revista de Educação da Faculdade SESI https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistacientifica.sesisp.org.br/index.php/nee_arandu/article/view/55 Thu, 12 Sep 2024 00:00:00 +0000 Desconstruindo a docência tradicional em busca de novas possibilidades na prática docente https://revistacientifica.sesisp.org.br/index.php/nee_arandu/article/view/53 <p><span class="TextRun SCXW23922783 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW23922783 BCX0">Este relato de experiência demonstrou como mudanças na prática docente, em busca de aprendizagens mais significativas para os estudantes dessa nova geração, são possíveis quando desconstruímos as práticas tradicionais radicadas, inclusive, na nossa vivência como alunos. Logo, o objetivo desse trabalho foi mostrar possibilidades de mudanças, tanto com a inserção de metodologias ativas de ensino e aprendizagem quanto com outras formas de organizar a sala de aula. Além disso, ressaltou-se a importância do trabalho coletivo entre os professores e a possibilidade de propor avaliações que sejam a favor da aprendizagem. Por fim, concluiu-se que, apesar de não serem fáceis, essas modificações na prática docente geram resultados relevantes aos professores e estudantes.</span></span><span class="EOP SCXW23922783 BCX0" data-ccp-props="{&quot;201341983&quot;:0,&quot;335551550&quot;:6,&quot;335551620&quot;:6,&quot;335559739&quot;:0,&quot;335559740&quot;:240}">&nbsp;</span></p> Marina Andrade Pinheiro, André Ricardo Machi Copyright (c) 2024 Revista de Educação da Faculdade SESI https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistacientifica.sesisp.org.br/index.php/nee_arandu/article/view/53 Thu, 12 Sep 2024 00:00:00 +0000 Círculos de leitura no Ensino Fundamental I e a formação docente https://revistacientifica.sesisp.org.br/index.php/nee_arandu/article/view/51 <p>Neste relato de experiência, examina-se inicialmente a importância da leitura literária na escola, conforme apregoada por Freire (2003) e Soares (2001). A seguir, enfoca-se a observação de aulas de leitura literária que tiveram como objetivo promover o desenvolvimento da habilidade de leitura em estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental, por meio da leitura em voz alta de textos literários realizada por alunos do 5º ano. Relacionam-se os resultados exitosos de tal prática ao conhecimento sistematizado sobre a importância da interação social no processo de ensino-aprendizagem defendida por Vygotsky (1991), e as estratégias de leitura reunidas por Cosson (2018) – principalmente as relacionadas aos chamados “círculos de leitura”. Descreve-se como tais círculos se mostraram eficazes em momentos de leitura literária no Ensino Fundamental I, oferecendo oportunidades de desenvolvimento aos estudantes dos diferentes anos envolvidos. Em paralelo, relata-se como a participação do residente nessa iniciativa foi produtiva, tanto na construção de repertório pedagógico, quanto na aprendizagem de manejo dos processos educativos e sociais envolvidos na sala de aula.</p> Reginaldo Nathan David dos Santos, Valéria Hernandorena Monteagudo de Campos Copyright (c) 2024 Revista de Educação da Faculdade SESI https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistacientifica.sesisp.org.br/index.php/nee_arandu/article/view/51 Thu, 12 Sep 2024 00:00:00 +0000 Rotação por estações: uma experiência com educação estatística crítica em uma turma do 1º ano do ensino médio https://revistacientifica.sesisp.org.br/index.php/nee_arandu/article/view/30 <p>Nesse relato de experiência apresentamos uma prática pedagógica desenvolvida com uma turma do 1º ano do Ensino Médio, a qual buscou desenvolver alguns conceitos estatísticos como leitura, interpretação e construção de gráficos e tabelas, cálculo de porcentagem, variação e média aritmética, por meio da metodologia ativa de rotação por estações. Essa experiência é fruto dos estudos desenvolvidos como PAC (Professora <br>de Área de Conhecimento de Matemática) nos encontros do Núcleo Pedagógico. Para a elaboração das atividades a serem desenvolvidas em cada uma da estações, tomamos como suporte teórico autores que tratam da Educação Estatística Crítica. O tema tratado nas estações foi o desmatamento, e, em cada uma delas, os estudantes deveriam realizar tarefas que exigissem diferentes habilidades, como construção de gráficos e cálculo de medidas, enquanto que, <br>na última estação, comum a todos os grupos, os estudantes realizaram uma produção textual. Pode-se dizer que a estratégia de rotação por estação foi bem recebida pelos estudantes, pois deixou o espaço da sala de aula mais dinâmico, estimulou o protagonismo, facilitou a gestão do tempo e despertou a cooperação, com os estudantes mostrando-se engajados em discutir a problemática desmatamento. Por fim, a reflexão sobre algumas limitações verificadas na produção dos estudantes, podem ser solucionadas por meio de um planejamento integrado.</p> Andréa Pavan Perin, Naiany Lourenço Müller Copyright (c) 2024 Revista de Educação da Faculdade SESI https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistacientifica.sesisp.org.br/index.php/nee_arandu/article/view/30 Thu, 12 Sep 2024 00:00:00 +0000 Um novo olhar para o ensino de matemática em anos iniciais https://revistacientifica.sesisp.org.br/index.php/nee_arandu/article/view/56 <p><span class="TextRun SCXW232418075 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW232418075 BCX0">Este relato de experiência </span><span class="NormalTextRun SCXW232418075 BCX0">aborda um trabalho realizado no</span><span class="NormalTextRun SCXW232418075 BCX0">s</span><span class="NormalTextRun SCXW232418075 BCX0"> 3º ano</span><span class="NormalTextRun SCXW232418075 BCX0">s B</span><span class="NormalTextRun SCXW232418075 BCX0"> e C</span><span class="NormalTextRun SCXW232418075 BCX0"> do Ensino Fundamental da Escola SESI “Darcy Zacharias”, localizada no município de Presidente Prudente</span><span class="NormalTextRun SCXW232418075 BCX0">, entre os anos de 2022 e 2023, com ênfase no ano de 2023. O trabalho surgiu da necessidade eminente de um novo olhar para o ensino da Matemática, que fosse além de abordagens teóricas</span><span class="NormalTextRun SCXW232418075 BCX0">,</span><span class="NormalTextRun SCXW232418075 BCX0"> distribuição</span><span class="NormalTextRun SCXW232418075 BCX0"> e ensino</span><span class="NormalTextRun SCXW232418075 BCX0"> de conceitos, investindo na ludicidade e metodologias voltadas à construção real de conhecimentos. O trabalho contou com total colaboração da </span><span class="NormalTextRun SCXW232418075 BCX0">C</span><span class="NormalTextRun SCXW232418075 BCX0">oordenação </span><span class="NormalTextRun SCXW232418075 BCX0">P</span><span class="NormalTextRun SCXW232418075 BCX0">edagógica e </span><span class="NormalTextRun SCXW232418075 BCX0">D</span><span class="NormalTextRun SCXW232418075 BCX0">ireção da Unidade Escolar</span><span class="NormalTextRun SCXW232418075 BCX0"> e teve como ideia inicial abordar novas técnicas de ensino-aprendizage</span><span class="NormalTextRun SCXW232418075 BCX0">m, investindo na participação dos estudantes durante todo o processo.</span><span class="NormalTextRun SCXW232418075 BCX0"> Partiu também da necessidade de aplicar estudos relativos à nova graduação (EAD-Matemática) e às leituras pertinentes ao tema. As formações oferecidas pelo sistema SESI/SP, através de seus colaboradores, presencialmente ou à distância</span><span class="NormalTextRun SCXW232418075 BCX0">,</span><span class="NormalTextRun SCXW232418075 BCX0"> também foram de extrema relevância no percurso e nos resultados positivos obtidos. O importante é querer romper paradigmas, adentrar </span><span class="NormalTextRun SCXW232418075 BCX0">ao</span><span class="NormalTextRun SCXW232418075 BCX0"> novo, não se intimidar e jamais voltar a velhas metodologias por sentir-se </span><span class="NormalTextRun SCXW232418075 BCX0">pressionado ou acuado diante de falhas</span><span class="NormalTextRun SCXW232418075 BCX0"> que podem ocorrer</span><span class="NormalTextRun SCXW232418075 BCX0"> no trabalho. </span><span class="NormalTextRun SCXW232418075 BCX0">É sabido que a colheita dos novos frutos, ou seja, a melhoria dos estudantes na compreensão dos conceitos matemáticos, vai acontecendo aos poucos, gradativamente </span><span class="NormalTextRun AdvancedProofingIssueV2Themed SCXW232418075 BCX0">e também</span><span class="NormalTextRun SCXW232418075 BCX0"> depende do engajamento de outros discentes que trabalham a mesma disciplina na Unidade Escolar.&nbsp;</span></span></p> Selma Regina Pereira Olivette Copyright (c) 2024 Revista de Educação da Faculdade SESI https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistacientifica.sesisp.org.br/index.php/nee_arandu/article/view/56 Thu, 12 Sep 2024 00:00:00 +0000 Construindo conexões: Troca de produções textuais com utilização de recursos tecnológicos https://revistacientifica.sesisp.org.br/index.php/nee_arandu/article/view/45 <p>Este trabalho tem como objetivo relatar uma experiência vivenciada por alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, tanto em escolas públicas quanto privadas. Durante a experiência foram utilizados recursos tecnológicos para facilitar a troca de produções textuais entre os estudantes, visando ampliar o desenvolvimento de suas habilidades de leitura e escrita. Além disso, a utilização desses recursos digitais permitiu que os alunos tivessem contato com ferramentas educacionais, promovendo o desenvolvimento de sua competência tecnológica. A iniciativa teve como objetivo principal proporcionar aos alunos um ambiente de aprendizado dinâmico e interativo, que estimulasse sua criatividade e autonomia na produção de textos. Para isso, foram utilizadas plataformas <em>on-line</em> e aplicativos que permitiram o compartilhamento de produções escritas entre os estudantes. Essa troca de textos proporcionou uma interação virtual na qual os alunos puderam ler e comentar os trabalhos uns dos outros, criando um ambiente de aprendizado cooperativo. Além disso, os recursos tecnológicos utilizados também possibilitaram a exploração dos gêneros textuais <em>biografia </em>e<em> autobiografia</em>, ampliando o repertório dos alunos e incentivando a diversificação de suas produções. Através do contato com essas ferramentas digitais, os estudantes puderam experimentar novas formas de expressão e aprimorar suas habilidades de escrita. Outro aspecto importante dessa experiência foi a contribuição para o desenvolvimento da competência tecnológica dos alunos. Ao utilizar os recursos digitais no contexto educacional, os estudantes tiveram a oportunidade de adquirir habilidades relacionadas à busca e seleção de informações, ao uso responsável da internet e à criação e edição de textos em formato digital, entre outras competências tecnológicas essenciais para o século XXI. Dessa forma, a experiência relatada neste trabalho evidencia a importância da integração de recursos tecnológicos no ambiente educacional, proporcionando aos alunos novas possibilidades de aprendizado e estimulando o desenvolvimento de suas competências de leitura, escrita e uso de tecnologia. A utilização dessas ferramentas digitais mostrou-se eficaz na promoção de um ensino mais dinâmico e participativo, contribuindo para a formação de estudantes mais preparados para os desafios do mundo contemporâneo.</p> Juliana Hernandes, Lourdes Francisco Pereira Copyright (c) 2024 Revista de Educação da Faculdade SESI https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistacientifica.sesisp.org.br/index.php/nee_arandu/article/view/45 Thu, 12 Sep 2024 00:00:00 +0000 Inclusão além das barreiras: desafiando o capacitismo no ambiente escolar https://revistacientifica.sesisp.org.br/index.php/nee_arandu/article/view/35 <p>O presente relato objetiva apresentar uma experiência docente ocorrida em nossa unidade escolar, oriunda de um planejamento integrado entre os componentes curriculares de Matemática, Sociologia e Língua portuguesa no início do ano de 2023. Nesse planejamento, partiu-se das características de heterogeneidade das turmas com a presença de estudantes com deficiência, e sentiu-se a necessidade de abordar, não somente com os discentes, mas também com toda a comunidade escolar, a temática de combate à cultura do capacitismo. Esse termo está relacionado à discriminação de pessoas com deficiência, tomando como base a construção social de um corpo padrão, sem deficiência (considerado “normal”), fato este que leva à subestimação da capacidade e aptidão de pessoas em virtude de suas deficiências. Verificando que a cultura do capacitismo ainda estava presente na referida unidade escolar, sobretudo entre os estudantes das turmas dos primeiros anos do Ensino Médio, os docentes propuseram uma ação conjunta a qual culminou no projeto “Pensei que você era normal: reflexões sobre capacitismo na escola e maneiras de superá-lo”. Nesse contexto, tal ação teve o intuito de proporcionar às turmas envolvidas um estudo mais aprofundado sobre a temática em questão como forma de conscientização e, posteriormente, proliferação das reflexões realizadas ao longo das etapas do projeto. Ademais, é importante ressaltar que, desde as primeiras reuniões de planejamento, com a definição de objetivos e procedimentos de realização das etapas, até a execução do projeto, considerou-se o fato de nossa instituição ser promotora da educação inclusiva, sustentada no referencial teórico do Desenho Universal da Aprendizagem (DUA), o qual visa, por meio de ambientes de ensino flexíveis e diversificados atender às necessidades variadas de todos os estudantes. Logo, as reflexões feitas no decorrer do projeto contribuíram de forma significativa para a solidificação de posturas conscientes e responsáveis entre os estudantes.</p> Bruno Perozzi da Silveira, Guilherme Henrique Pimentel, Thais Holanda de Abreu Zorzi Copyright (c) 2024 Revista de Educação da Faculdade SESI https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistacientifica.sesisp.org.br/index.php/nee_arandu/article/view/35 Thu, 12 Sep 2024 00:00:00 +0000 Como a experiência prática laboratorial enriquece o aprendizado em ciências https://revistacientifica.sesisp.org.br/index.php/nee_arandu/article/view/54 <p>A prática laboratorial no contexto escolar é de fundamental importância no que se refere ao desenvolvimento amplo de ensino e aprendizagem para professores e alunos. O presente relato tem por objetivo abordar uma perspectiva pessoal acerca da experiencia prática enquanto graduanda no curso de Licenciatura de Ciências da Natureza da Faculdade SESI de Educação. Nesse contexto, a presente narrativa destaca a importância do contato prévio dos estudantes nesse ambiente como maneira eficaz de assimilar conceitos teóricos trabalhados previamente em sala de aula e agregá-los no processo formativo e educativo. Como forma de atingir tais propósitos, experimentos diversificados são descritos englobando áreas como Física, Química e Biologia.</p> Alessandra Cavalcante da Silva, Lucas Leonardo Pedroso Copyright (c) 2024 Revista de Educação da Faculdade SESI https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistacientifica.sesisp.org.br/index.php/nee_arandu/article/view/54 Thu, 12 Sep 2024 00:00:00 +0000 Escrevivência e pedagogia engajada https://revistacientifica.sesisp.org.br/index.php/nee_arandu/article/view/33 <p>Este relato de experiência narra a trajetória escolar de uma professora-em-formação da Faculdade SESI de Educação, mulher negra e periférica, que apesar de todas as dificuldades enfrentadas, encontra professoras e professores que transformaram sua trajetória, construindo-se como professora engajada e reconhecendo o espaço acadêmico, antes visto como hostil, como um espaço de possibilidades de fruição dos seus múltiplos saberes. Além disso, o relato traz a importância do afeto na relação professor-estudante e a importância da construção de uma pedagogia engajada baseada na obra <em>Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade</em> (2013), de bell hooks. Por fim e centralmente, reconhece a metodologia da “escrevivência”, de Conceição Evaristo, como forma por excelência de narrar experiências e provocar denúncias, ainda que da maneira mais “poética possível”.</p> Flávia Rodrigues Groto, Fernanda Cristina Subires Garcia, Lucas Scaravelli da Silva Copyright (c) 2024 Revista de Educação da Faculdade SESI https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistacientifica.sesisp.org.br/index.php/nee_arandu/article/view/33 Thu, 12 Sep 2024 00:00:00 +0000 Em busca de uma aprendizagem criativa e significativa https://revistacientifica.sesisp.org.br/index.php/nee_arandu/article/view/52 <p>Este trabalho visa apresentar uma série de quatro atividades de robótica educacional desenvolvidas com estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental da rede de ensino SESI-SP. As principais plataformas e recursos utilizados foram: Office 365, <em>kits</em> robóticos LEGO EV3 e LEGO SPIKE, Scratch e Minecraft Education Edition. As atividades foram elaboradas com base no Programa de Robótica Educacional do SESI‐SP, que considera a criatividade como chave para o processo de ensino-aprendizagem. Os procedimentos metodológicos utilizados foram baseados no Referencial Curricular do Sistema SESI‐SP de Ensino, a saber: levantamento de conhecimentos prévios, mobilização, problematização, tomada de decisão, sistematização e avaliação. Este relato de experiência destaca o potencial da robótica educacional em promover uma aprendizagem significativa, bem como o desenvolvimento das habilidades do século XXI, por meio de uma abordagem STEAM e da utilização de metodologias ativas de ensino integradas ao currículo escolar. As atividades desenvolvidas proporcionaram aos estudantes a oportunidade de praticar habilidades requeridas atualmente, e que são fundamentais para a vivência em um mundo globalmente conectado e complexo, tais como: construção de conhecimento, colaboração, comunicação, autorregulação e resolução de problemas. Os resultados mostraram um grande engajamento dos estudantes, que colocaram em prática toda sua criatividade, seu protagonismo, sua autonomia e seu empenho no trabalho em equipe.</p> Vinícius Ferracini Bissoli Copyright (c) 2024 Revista de Educação da Faculdade SESI https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistacientifica.sesisp.org.br/index.php/nee_arandu/article/view/52 Thu, 12 Sep 2024 00:00:00 +0000 "Minha escola tem fome de quê?" Aprendizagem por investigação https://revistacientifica.sesisp.org.br/index.php/nee_arandu/article/view/31 <p>O presente relato de experiência visa analisar criticamente ações presentes no ambiente escolar e identificar as fragilidades e as mudanças a serem construídas conjuntamente, levando em consideração toda a comunidade. Afinal, a escola é espaço <br>de construção contínua dos saberes – não apenas os sistematizados, mas sobretudo os saberes que nos elevam a uma condição melhor enquanto cidadãos críticos e pertencentes a um contexto social. Por sua vez, ela necessita dos professores, que desempenham o papel de agentes integradores e multiplicadores de ações pedagógicas. Necessita-se também contar com: ações que promovam a participação dos estudantes, tratando de discussões que tragam arte e cultura enquanto dimensões do conhecimento. O meio ambiente como parte fundamental do nosso bem-estar (afinal, pertencemos dentro ele) o bom convívio entre todas as pessoas da escola, sendo pautados no respeito e empatia, o zelo pelo ambiente estrutural e patrimônio escolar e a nutrição como parte essencial de uma boa qualidade de educação são pontos essências para o bom desempenho do aluno no processo de ensino-aprendizagem. Nessa visão, integrar conhecimentos e promover o desenvolvimento de habilidades com ações que favoreçam o protagonismo do aluno não podem ser classificados como modismo, e sim, como uma forma de vê-lo engajado em seu próprio desenvolvimento, fornecendo as ferramentas necessárias para seu crescimento pessoal e sua aprendizagem.</p> Érica Fátima Inácio, Elisângela Lambstein Franco de Moraes Copyright (c) 2024 Revista de Educação da Faculdade SESI https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistacientifica.sesisp.org.br/index.php/nee_arandu/article/view/31 Thu, 12 Sep 2024 00:00:00 +0000 Dificuldades e encantamentos em uma aula prática sobre “condutividade”: um relato de experiência por um residente de ciências da natureza em formação https://revistacientifica.sesisp.org.br/index.php/nee_arandu/article/view/50 <p><span class="NormalTextRun SCXW151130933 BCX0" data-ccp-parastyle="Body Text">A Residência Educacional é um componente obrigatório presente na grade curricular dos cursos de licenciatura ofertados pela Faculdade SESI de Educação, sediada na Vila Leopoldina. Este componente se apresenta como um fator diferencial, distinguindo esta faculdade de outras instituições de Ensino Superior que oferecem cursos voltados para a Educação. Com isso, é possível propiciar aos </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW151130933 BCX0" data-ccp-parastyle="Body Text">graduandos</span><span class="NormalTextRun SCXW151130933 BCX0" data-ccp-parastyle="Body Text"> uma experiência imersiva na rotina escolar e ampliar a compreensão dos processos e técnicas relacionados à práxis de lecionar. O acompanhamento de uma aula prática no espaço laboratorial pelos residentes se apresenta como uma excelente ferramenta para correlacionar os aprendizados teóricos com os procedimentos práticos, principalmente com o intuito de demonstrar as condutas e comportamentos que podem ser adotados no futuro, para aperfeiçoar os conhecimentos e as práticas sobre os métodos de ensino. Conforme o contexto anunciado é relatado a seguir a experiência vivenciada por mim, como residente, a partir do acompanhamento de uma aula prática no laboratório de Ciências da Natureza, com a temática relacionada à condutividade elétrica, que integra o currículo escolar da disciplina de Química do Ensino Médio. Alguns trechos do relato foram elucidados, nos quais as minhas interpretações foram demonstradas a partir de cada um destes, com base nos acontecimentos relevantes e que, sob o meu ponto de vista, precisavam ser evidenciados, permeando entre momentos de dificuldade para a docente e de encantamento pelos discentes. Tendo em vista os </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW151130933 BCX0" data-ccp-parastyle="Body Text">aspectos</span><span class="NormalTextRun SCXW151130933 BCX0" data-ccp-parastyle="Body Text"> previamente expostos e analisados, concluo que a RE </span><span class="NormalTextRun ContextualSpellingAndGrammarErrorV2Themed SCXW151130933 BCX0" data-ccp-parastyle="Body Text">apresentou-se</span><span class="NormalTextRun SCXW151130933 BCX0" data-ccp-parastyle="Body Text"> como uma excelente oportunidade de compreender o modo em que posso conduzir aulas mais exitosas, com ações planejadas e perspicazes, e que evidentemente irão favorecer a minha jornada em meio à docência.</span></p> Murillo Prado da Silva, Arthur Müller, Izilda Gloria Mendes Fernandes Mattio, Lucas Leonardo Pedroso Copyright (c) 2024 Revista de Educação da Faculdade SESI https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistacientifica.sesisp.org.br/index.php/nee_arandu/article/view/50 Fri, 25 Oct 2024 00:00:00 +0000 Formação inicial e continuada de professores https://revistacientifica.sesisp.org.br/index.php/nee_arandu/article/view/46 <p><span class="TextRun SCXW51713462 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW51713462 BCX0">Por ser um organismo vivo, a sociedade está em constante transformação e evolução. Ao longo dos anos </span><span class="NormalTextRun SCXW51713462 BCX0">temos testemunhado </span><span class="NormalTextRun SCXW51713462 BCX0">diversas</span><span class="NormalTextRun SCXW51713462 BCX0"> mudanças impulsionadas p</span><span class="NormalTextRun SCXW51713462 BCX0">elo</span><span class="NormalTextRun SCXW51713462 BCX0"> avanço tecnológico, descobertas científicas, transformações culturais e desafios globais. </span></span><span class="TextRun Highlight SCXW51713462 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW51713462 BCX0">Essas mudanças moldam a sociedade por meio das ações e escolhas individuais e coletivas. Nesse contexto, é responsabilidade da escola acompanhar esse movimento, proporcionando aos estudantes a capacidade de participar ativamente na sociedade e exercer sua cidadania com consciência dos impactos de suas ações.</span> </span><span class="TextRun SCXW51713462 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW51713462 BCX0">As relações no cotidiano escola</span><span class="NormalTextRun SCXW51713462 BCX0">r</span><span class="NormalTextRun SCXW51713462 BCX0"> também não são mais da mesma forma de anos atrás, exigindo mudanças nos hábitos e valores na formação das novas gerações. Neste sentido, a formação de professores deve ser repensada para atender aos chamados dessa sociedade em movimento. Este </span></span><span class="TextRun Highlight SCXW51713462 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="none"><span class="NormalTextRun SCXW51713462 BCX0">artigo tem como ponto de partida propor uma reflexão sobre a formação do professor para atender as demandas das novas relações no cotidiano escolar. O trabalho está fundamentado no aporte teórico-metodológico de caráter qualitativo exploratório, na intenção de justificar a importância do olhar para os cursos de formação dos docentes, despertando no futuro educador a necessidade e o desejo de manter-se em formação constante para uma prática pedagógica que possibilite a transformação. </span></span><span class="TextRun Highlight SCXW51713462 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW51713462 BCX0">O estudo confirmou as hipóteses levantadas, reforçando a convicção de que as exigências da formação do professor, que promovem uma educação transformadora, estão fundamentadas na formação inicial. As habilidades e competências necessárias para os professores atuarem em prol de uma educação voltada à cidadania estão relacionadas ao desenvolvimento de saberes pedagógicos, metodológicos e conceituais, ou seja, uma formação teórico-prática sólida e </span><span class="NormalTextRun SCXW51713462 BCX0">contínua.</span> </span><span class="TextRun SCXW51713462 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW51713462 BCX0">Parte</span><span class="NormalTextRun SCXW51713462 BCX0"> inferior do formulário.</span></span></p> Clarice de Melo de Sá Silva Copyright (c) 2024 Revista de Educação da Faculdade SESI https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistacientifica.sesisp.org.br/index.php/nee_arandu/article/view/46 Fri, 25 Oct 2024 00:00:00 +0000 O papel do gestor na educação contemporânea https://revistacientifica.sesisp.org.br/index.php/nee_arandu/article/view/36 <p>Este artigo se propõe a analisar o papel crucial do gestor na atualidade da educação, ao mesmo tempo que explora os complexos desafios inerentes a uma abordagem democrática no ambiente escolar. Utilizando como base uma pesquisa bibliográfica, o presente estudo se aprofunda na conceituação da gestão escolar conforme estabelecida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Além disso, busca uma reflexão profunda sobre os obstáculos e dilemas que permeiam a gestão educacional contemporânea, ao mesmo tempo que ilumina as perspectivas que se abrem para uma administração escolar verdadeiramente democrática, participativa e colaborativa. A investigação se fundamenta em uma diversidade de autores cujas contribuições têm sido focadas na melhoria do campo educacional, enriquecendo assim a abordagem adotada.</p> João Emmanuel Ribeiro Guimarães, Andréia de Souza Zanelato, Barbarah Conrado de Almeida Silva, Rodrigo Antônio Fernandes Copyright (c) 2024 Revista de Educação da Faculdade SESI https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistacientifica.sesisp.org.br/index.php/nee_arandu/article/view/36 Fri, 25 Oct 2024 00:00:00 +0000 Gestão para a aprendizagem na perspectiva de avaliações em larga escala https://revistacientifica.sesisp.org.br/index.php/nee_arandu/article/view/44 <p>Este trabalho destina-se evidenciar a importância do diretor escolar na articulação das dimensões administrativa, pedagógica e relacional em prol da gestão da aprendizagem, mais especificamente na realização de avaliações em larga escala. O diretor possui relevante papel como articulador da equipe escolar na definição de padrões de desempenho de qualidade na escola, bem como no monitoramento e na verificação de atendimento deles, pois deve envolver todos os atores no processo de ensino-aprendizagem, promovendo engajamento, pertencimento, reconhecimento e valorização de cada um. Além disso, deve desenvolver a competência profissional de organizar, orientar e liderar as ações e os processos promovidos na escola voltados para a aprendizagem e a formação dos adultos como líderes de aprendizagem.</p> Andréia de Souza Zanelato, Barbarah Conrado de Almeida Silva, Rodrigo Antonio Fernandes Copyright (c) 2024 Revista de Educação da Faculdade SESI https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistacientifica.sesisp.org.br/index.php/nee_arandu/article/view/44 Thu, 12 Sep 2024 00:00:00 +0000 A produção de textos nas séries iniciais: uma proposta didática por meio da literatura https://revistacientifica.sesisp.org.br/index.php/nee_arandu/article/view/34 <p>Este artigo analisou, a partir de uma experiência em sala de aula, os processos de leitura e escrita com estudantes do 3<u><sup>o</sup></u> ano do Ensino Fundamental na Escola SESI Darcy Zacharias, de Presidente Prudente. Refletir-se-á sobre as dificuldades encontradas entre os estudantes para que possam ampliar a sua capacidade de leitura e escrita e sejam estimulados a desenvolver o prazer em ler e escrever. A base teórica proposta se respaldou nos estudos de Dantas (2012), Soares (1998), Almeida (2009), Kaufman (2011) e Vygotsky <em>et al.</em> (1988), que abordaram a relação entre leitura e escrita, além da necessidade de aprimorar a modalidade escrita da linguagem. Assim, foi elaborado um plano de ensino com a finalidade de, por meio da literatura infantil, ampliar a capacidade imaginativa e o desempenho linguístico dos estudantes. Concluiu-se que é preciso o professor criar situações didáticas que possibilitem às crianças vivenciarem, na sala de aula, os usos sociais da escrita, compreendendo as características dos diferentes gêneros textuais, situações comunicativas e reais, de maneira a promover a aprendizagem.</p> Simone Biliu Giroto Copyright (c) 2024 Revista de Educação da Faculdade SESI https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistacientifica.sesisp.org.br/index.php/nee_arandu/article/view/34 Thu, 12 Sep 2024 00:00:00 +0000 As tecnologias e a computação no currículo https://revistacientifica.sesisp.org.br/index.php/nee_arandu/article/view/42 <p>O uso das tecnologias digitais no contexto educacional tem sido potencializado por abordagens que envolvem cada vez mais metodologias ativas e inovadoras, proporcionando novos horizontes para o desenvolvimento das habilidades para o século XXI. Considerando as transformações do cenário educacional brasileiro atual, este artigo visa apresentar as diretrizes curriculares referentes à BNCC Computação, ao Currículo da Cidade de São Paulo e à Política Nacional de Educação Digital. Fundamentado na perspectiva da teoria construcionista de Seymour Papert e no conceito de aprendizagem criativa de Resnick, o estudo fomenta uma discussão acerca dos impactos da Robótica Educacional na Educação Básica, a relevância dessa abordagem para o currículo e suas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem. Tendo como base a matriz curricular da rede SESI-SP, o artigo apresenta uma breve contextualização do componente de Programação e Robótica e estabelece um alinhamento em relação aos pressupostos previstos nas diretrizes curriculares nacionais. Assim, apresentam-se três grandes eixos – Pesquisa, Prototipação e Programação –, denominados como os “3 Ps” da Robótica Educacional do SESI-SP. Esses eixos contribuem para a elaboração de um planejamento integrado que engloba as diferentes áreas do conhecimento e viabiliza o desenvolvimento das habilidades do século XXI, como: pensamento criativo, resolução de problemas, colaboração e habilidades de comunicação. A Robótica Educacional é uma abordagem que possibilita o desenvolvimento das habilidades previstas na BNCC Computação e, quando integrada ao currículo, mostra-se capaz de potencializar a aprendizagem dos(as) estudantes, ressignificando o uso das tecnologias digitais e a prática docente no contexto escolar. Sugere-se que o ensino de Computação também seja trabalhado por meio de atividades que envolvam o pensamento computacional, a computação desplugada e a robótica desplugada, buscando garantir o acesso à construção do conhecimento básico de Computação a todos os(as) estudantes brasileiros.</p> Ariane Menezes Silva, Luana Aparecida dos Santos, Stéphani Vilela Ferreira Custodio, Vinícius Ferracini Bissoli Copyright (c) 2024 Revista de Educação da Faculdade SESI https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistacientifica.sesisp.org.br/index.php/nee_arandu/article/view/42 Thu, 12 Sep 2024 00:00:00 +0000 Que sala de aula eu tenho quando estou em um ambiente virtual? https://revistacientifica.sesisp.org.br/index.php/nee_arandu/article/view/32 <p>Este artigo se insere no âmbito de produções relacionadas à formação de professores de Matemática. Mais especificamente, trata da formação inicial de professores de Matemática no contexto de produção de saberes docentes, dentro da perspectiva do ensino remoto. O objetivo deste estudo, portanto, é analisar o saber profissional produzido em momentos de isolamento social, em um contexto de formação docente. Nesse escopo, é apresentado o relato de experiência de uma estudante do curso de Matemática da Faculdade SESI-SP de Educação em São Paulo, desenvolvido durante o período de Residência Educacional. Como resultado da produção dos dados obtidos, tem-se um portfólio, em formato de vídeo, em que a discente selecionou momentos vivenciados nas aulas desenvolvidas na plataforma digital, trazendo os próprios entendimentos e evidenciando a importância do compartilhamento de conhecimentos no período pandêmico.</p> Carla Fernanda da Silva Perez, Célia Regina Roncato, Joana Kelly Souza dos Santos Copyright (c) 2024 Revista de Educação da Faculdade SESI https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistacientifica.sesisp.org.br/index.php/nee_arandu/article/view/32 Fri, 25 Oct 2024 00:00:00 +0000 Contribuições das atividades esportivas no desenvolvimento das funções executivas https://revistacientifica.sesisp.org.br/index.php/nee_arandu/article/view/39 <p>As Funções Executivas (FEs) são conexões do sistema nervoso central com os órgãos motores que acessam e utilizam informações internas e externas do indivíduo, promovendo respostas motoras adequadas aos desafios diários e, atualmente, possibilitando uma melhor relação social. As FEs têm seu desenvolvimento iniciado já nos primeiros momentos de vida e se estende até a entrada na vida adulta, sendo a adolescência um período de muita evolução. Este estudo investigou a função executiva <em>flexibilidade cognitiva e atenção</em> em atletas praticantes de esportes de cadeia aberta coletivos e individuais (voleibol e karatê) em programas esportivos de projetos sociais. Utilizaram-se testes para identificar e quantificar como o esporte contribui para o desenvolvimento dessas funções e como esse processo pode, conforme bibliografia da área, influenciar na aprendizagem. O esporte auxilia o desenvolvimento das FEs, e as modalidades praticadas em projetos sociais auxiliam no desenvolvimento dessas funções, principalmente, por serem realizadas em ambientes organizados e ministrados por um adulto capacitado. Tais fatores facilitam ações de aprendizagem mais efetivas e possibilitam melhores resultados nas relações sociais, evitando problemas. Os testes utilizados foram o Teste de Trilha A e B e Teste por Cancelamento, todos validados para a população brasileira. A análise dos dados seguiu o protocolo realizado para análise dos dados idealizado durante a validação para a população brasileira.</p> Ricardo Alessandro Diegues, Homar Fayçal Campos Costa, Giani Peres Pirozzi, Alessandro Marco Rosini Copyright (c) 2024 Revista de Educação da Faculdade SESI https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistacientifica.sesisp.org.br/index.php/nee_arandu/article/view/39 Thu, 12 Sep 2024 00:00:00 +0000 Supervisão delegada na rede SESI-SP de ensino https://revistacientifica.sesisp.org.br/index.php/nee_arandu/article/view/47 <p>A supervisão escolar é uma área fundamental no contexto educacional, desempenhando um papel crucial na busca pela melhoria da qualidade do ensino. Este artigo tem como objetivo apresentar a importância da supervisão escolar delegada e seus impactos favoráveis nos processos de gestão educacional, bem como as melhorias alcançadas nas escolas da rede SESI-SP de ensino. Por meio do relato de prática, atrelado à revisão bibliográfica, discorrer-se-á sobre a relevância e importância da supervisão própria, identificando ganhos, desafios e perspectivas futuras.&nbsp;Neste artigo, será apresentada a evolução do papel do supervisor escolar ao longo dos 28 anos de supervisão delegada no SESI-SP, que perpassou inicialmente por uma abordagem mais tradicional e focada no cumprimento de normas, até a perspectiva contemporânea, que enfatiza a formação contínua da equipe gestora, o trabalho colaborativo e a análise de dados educacionais para a tomada de decisões fundamentadas.&nbsp;Enfatiza-se que a supervisão escolar delegada na rede SESI-SP desempenha um papel essencial para o desenvolvimento dos gestores escolares, o que reverbera no alcance de resultados positivos na aprendizagem dos estudantes.</p> Aline Luz do Nascimento, Aline Madia Mantovani, Ana Claudia de Sousa Barboza, Andreia Cristina Pizirani, Antônio Vanderlei Tavares, Aparecida Daniele Nascimento Bitencourt, Carla Rizzi Antunes da Silva Bafini, Elaine Regina Carpin de Sousa, Elisangela das Graças Domarco Leonel, Ivete Aparecida de Souza, Luciana Maciel de Luca, Marcos Freitas de Oliveira, Marcio Aurelio Felippe Elias, Tamara Traldi, Tatiane Cristina Guadagnucci, Vera Maria Pupim Perdonatti, Wesley Rubin Copyright (c) 2024 Revista de Educação da Faculdade SESI https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistacientifica.sesisp.org.br/index.php/nee_arandu/article/view/47 Thu, 12 Sep 2024 00:00:00 +0000 Estratégias para a formação de leitores - Práticas experenciadas na residência pedagógica https://revistacientifica.sesisp.org.br/index.php/nee_arandu/article/view/37 <p><span class="TextRun SCXW257323769 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW257323769 BCX0">Este trabalho discorre sobre a importância da formação de leitores na Educação Básica, considerando as especificidades de um mundo globalizado</span><span class="NormalTextRun SCXW257323769 BCX0"> e cada vez mais tecnológico</span><span class="NormalTextRun SCXW257323769 BCX0">. Discute acerca dos impasses enfrentados para o desenvolvimento do hábito de leitura </span><span class="NormalTextRun SCXW257323769 BCX0">e</span><span class="NormalTextRun SCXW257323769 BCX0"> apresenta as multimodalidades </span><span class="NormalTextRun SCXW257323769 BCX0">e o teatro </span><span class="NormalTextRun SCXW257323769 BCX0">como </span><span class="NormalTextRun SCXW257323769 BCX0">recursos</span><span class="NormalTextRun SCXW257323769 BCX0"> a serem </span><span class="NormalTextRun SCXW257323769 BCX0">trabalhados</span><span class="NormalTextRun SCXW257323769 BCX0"> em sala de aula. Trata das estratégias utilizadas por dois professores da rede SESI – São Paulo e acompanhadas por professoras em formação da Faculdade SES</span><span class="NormalTextRun SCXW257323769 BCX0">I</span><span class="NormalTextRun SCXW257323769 BCX0"> de Educação (F</span><span class="NormalTextRun SCXW257323769 BCX0">ASESP</span><span class="NormalTextRun SCXW257323769 BCX0">), durante a residência pedagógica.</span> <span class="NormalTextRun SCXW257323769 BCX0">Pauta-se nos pressupostos de Isabel </span><span class="NormalTextRun SCXW257323769 BCX0">Solé</span><span class="NormalTextRun SCXW257323769 BCX0"> (1998), </span><span class="NormalTextRun SCXW257323769 BCX0">Paulo Freire </span><span class="NormalTextRun SCXW257323769 BCX0">(1996; 2011), e outros autores, além de embasar-se na Base Nacional Comum Curricular (B</span><span class="NormalTextRun SCXW257323769 BCX0">rasil</span><span class="NormalTextRun SCXW257323769 BCX0">, 2018)</span><span class="NormalTextRun SCXW257323769 BCX0">,</span><span class="NormalTextRun SCXW257323769 BCX0"> a fim de estabelecer relaç</span><span class="NormalTextRun SCXW257323769 BCX0">ões entre teoria e prática </span><span class="NormalTextRun SCXW257323769 BCX0">e de </span><span class="NormalTextRun SCXW257323769 BCX0">p</span><span class="NormalTextRun SCXW257323769 BCX0">ropo</span><span class="NormalTextRun SCXW257323769 BCX0">r</span> <span class="NormalTextRun SCXW257323769 BCX0">um trabalho com as diversas linguagens</span><span class="NormalTextRun SCXW257323769 BCX0">. Apresenta uma abordagem qualitativa da pesquisa</span><span class="NormalTextRun SCXW257323769 BCX0"> bibliográfica realizada ao longo das reuniões de orientação de residência. Busca ampliar o repertório de possibilidades pedagógicas e fomentar discussões acerca das práticas que envolvem a formação de leitores.</span><span class="NormalTextRun SCXW257323769 BCX0"> Além disso, traz uma reflexão acerca da importância da residência pedagógica em cursos de licenciatura, como a realizada na Faculdade SESI de Educação (FASESP), uma vez que proporciona a congruência entre estudos teóricos e práticas pedagógicas, através de acompanhamento e orientação docente.</span></span><span class="EOP SCXW257323769 BCX0" data-ccp-props="{&quot;134233279&quot;:true,&quot;201341983&quot;:0,&quot;335551550&quot;:6,&quot;335551620&quot;:6,&quot;335559739&quot;:0,&quot;335559740&quot;:240}">&nbsp;</span></p> Beatriz Moraes de Abreu, Isabella Maurino Alde, Rayzza Bendas Carlos de Oliveira, Thais Alessandra Bernardes Siqueira, Veruska Daniela Rodrigues de Oliveira Copyright (c) 2024 Revista de Educação da Faculdade SESI https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistacientifica.sesisp.org.br/index.php/nee_arandu/article/view/37 Fri, 25 Oct 2024 00:00:00 +0000 Influência de fatores intraescolares no desempenho dos estudantes: o bullying em avaliações externas https://revistacientifica.sesisp.org.br/index.php/nee_arandu/article/view/28 <p><span class="TextRun SCXW60610073 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW60610073 BCX0">O presente artigo tem como objetivo </span><span class="NormalTextRun SCXW60610073 BCX0">descrever e </span><span class="NormalTextRun SCXW60610073 BCX0">compartilha</span><span class="NormalTextRun SCXW60610073 BCX0">r</span><span class="NormalTextRun SCXW60610073 BCX0"> do estudo de fatores contextuais associados ao desempenho escolar, baseado no relatório de fatores associados ao desempenho em uma avaliação externa realizada por estudantes do estado de São Paulo, busca</span><span class="NormalTextRun SCXW60610073 BCX0">ndo apresentar os fatores associados</span> <span class="NormalTextRun SCXW60610073 BCX0">e</span><span class="NormalTextRun SCXW60610073 BCX0"> se aprofundar </span><span class="NormalTextRun SCXW60610073 BCX0">no nível de incômodo pelo comportamento do colega&nbsp; </span><span class="NormalTextRun SCXW60610073 BCX0">em um destes fatores, o </span></span><span class="TextRun SCXW60610073 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW60610073 BCX0">bullying</span></span><span class="TextRun SCXW60610073 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW60610073 BCX0">, pela sua significatividade n</span><span class="NormalTextRun SCXW60610073 BCX0">o impacto e</span><span class="NormalTextRun SCXW60610073 BCX0"> influência</span><span class="NormalTextRun SCXW60610073 BCX0"> n</span><span class="NormalTextRun SCXW60610073 BCX0">a</span><span class="NormalTextRun SCXW60610073 BCX0"> aprendizagem dos estudantes de uma rede de ensino</span><span class="NormalTextRun SCXW60610073 BCX0">. </span><span class="NormalTextRun SCXW60610073 BCX0">Para </span><span class="NormalTextRun SCXW60610073 BCX0">esta análise</span><span class="NormalTextRun SCXW60610073 BCX0">, </span><span class="NormalTextRun SCXW60610073 BCX0">foram utilizados os dados do relatório de fatores associados do </span><span class="NormalTextRun SCXW60610073 BCX0">SARESP</span><span class="NormalTextRun SCXW60610073 BCX0"> de 2022</span><span class="NormalTextRun SCXW60610073 BCX0">, outros estudos comparativos sobre fatores associados e avaliações externas e</span> <span class="NormalTextRun SCXW60610073 BCX0">um estudo teórico sobre a temática do </span></span><span class="TextRun SCXW60610073 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW60610073 BCX0">bullying</span></span><span class="TextRun SCXW60610073 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW60610073 BCX0">. </span><span class="NormalTextRun SCXW60610073 BCX0">Os resultados revelam que o </span></span><span class="TextRun SCXW60610073 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW60610073 BCX0">bullying</span></span><span class="TextRun SCXW60610073 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW60610073 BCX0">, além de prejudicar as relações interpessoais, também&nbsp; influ</span><span class="NormalTextRun SCXW60610073 BCX0">e</span><span class="NormalTextRun SCXW60610073 BCX0">ncia diretamente&nbsp; o desempenho escolar dos estudantes,&nbsp; logo,&nbsp; educadores e gestores devem atuar na proposição de alguns possíveis caminhos a serem traçados, tais como a necessidade de conscientização e empenho de toda a comunidade educativa na prevenção e mediação diante desta temática, </span></span><span class="TextRun Highlight SCXW60610073 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="none"><span class="NormalTextRun SCXW60610073 BCX0" data-ccp-charstyle="normaltextrun" data-ccp-charstyle-defn="{&quot;ObjectId&quot;:&quot;3dea1d0f-c114-4d74-b4a7-f60455b63c23|50&quot;,&quot;ClassId&quot;:1073872969,&quot;Properties&quot;:[201342446,&quot;1&quot;,201342447,&quot;5&quot;,201342448,&quot;1&quot;,201342449,&quot;1&quot;,469777841,&quot;Calibri&quot;,469777842,&quot;Arial&quot;,469777843,&quot;Calibri&quot;,469777844,&quot;Calibri&quot;,201341986,&quot;1&quot;,469769226,&quot;Calibri,Arial&quot;,268442635,&quot;22&quot;,469775450,&quot;normaltextrun&quot;,201340122,&quot;1&quot;,134233614,&quot;true&quot;,469778129,&quot;normaltextrun&quot;,335572020,&quot;1&quot;,469778324,&quot;Default Paragraph Font&quot;]}">entendendo que não apenas a superação do </span></span><span class="TextRun Highlight SCXW60610073 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="none"><span class="NormalTextRun SCXW60610073 BCX0" data-ccp-charstyle="normaltextrun">bullying,</span></span><span class="TextRun Highlight SCXW60610073 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="none"><span class="NormalTextRun SCXW60610073 BCX0" data-ccp-charstyle="normaltextrun"> mas o ambiente escolar e as relações de convivência são peças chave no processo de sucesso do desempenho escolar.</span></span><span class="EOP SCXW60610073 BCX0" data-ccp-props="{&quot;201341983&quot;:0,&quot;335551550&quot;:6,&quot;335551620&quot;:6,&quot;335559731&quot;:709,&quot;335559739&quot;:0,&quot;335559740&quot;:360}">&nbsp;</span></p> Ana Carolina Stefanini Leone, Caio Jonas Vieira da Silva, Mariana Guerato Garcia, Natalie Brito Domingos Copyright (c) 2024 Revista de Educação da Faculdade SESI https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistacientifica.sesisp.org.br/index.php/nee_arandu/article/view/28 Fri, 25 Oct 2024 00:00:00 +0000 Por que (ainda) precisamos de educação de jovens e adultos? https://revistacientifica.sesisp.org.br/index.php/nee_arandu/article/view/43 <p><span class="TextRun SCXW137106692 BCX0" lang="PT-PT" xml:lang="PT-PT" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">O</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">presente</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">artigo</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">busca</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">apresentar</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">a</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">Educação</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">de</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">Jovens</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">e</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">Adultos</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">para</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">além</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">da</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW137106692 BCX0">perspectiva</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">do</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">fracasso</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">escolar e de uma visão homogeneizante dos estudantes dessa modalidade da Educação Básica. Assim,</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">procura-se considerar a história de vida e as particularidades do público jovem e adulto, especialmente</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">no</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">que</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">tange</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">às</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">suas</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">experiências</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">e</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">saberes,</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">sejam</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">estes</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">de</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">sua</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">vida</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">pessoal</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">ou</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">profissional.</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">Além</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">disso,</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">ao</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">longo</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">do</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">texto,</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">apresentam-se</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">as</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">causas</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">do</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">abandono</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">escolar</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">e</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">a</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">oferta</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">da</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">EJA</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">como</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">garantia</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">de</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">um</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">direito</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">constitucional</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">à</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">educação</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">e</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">não</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">como</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">uma</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">segunda</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">chance.</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">Discorre-se</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">também</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">sobre</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">um</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">breve</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">histórico que remonta do período colonial até o período pós pandêmico, nos seus </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW137106692 BCX0">aspectos</span><span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0"> legais, de</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">políticas</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">públicas</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">e</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">análise</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">de</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">oferta</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">e</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">demanda</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">para</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">a</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">modalidade.</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">Procura-se</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">discutir</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">sobre</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">a</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">finalidade</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">da</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">EJA</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">e</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">o</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">papel</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">do</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">professor</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">enquanto</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">responsável</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">pela</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">mediação</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">e</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">promoção</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">da</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW137106692 BCX0">dialogicidade</span><span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">.</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">E,</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">por</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">fim,</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">a</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">EJA</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">é</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">apresentada</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">como</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">reparadora,</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">com</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">foco</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">no</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">projeto</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">de</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">vida</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">dos</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">estudantes,</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">lembrando</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">que,</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">para</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">o</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">jovem</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">e</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">adulto,</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">o</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">futuro</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">não</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">é</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">somente</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">o</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">vir</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">a</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">ser,</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">pois</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">os</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">planos,</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">no</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">caso</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">deles,</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">encontram-se</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">no</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">agora, portanto, é necessário garantir que esse público tenha espaços de reflexão para que possam</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">continuar a</span> <span class="NormalTextRun SCXW137106692 BCX0">sonhar.</span></span><span class="EOP SCXW137106692 BCX0" data-ccp-props="{&quot;134245417&quot;:false,&quot;335551550&quot;:6,&quot;335551620&quot;:6,&quot;335559685&quot;:101,&quot;335559737&quot;:106,&quot;335559738&quot;:139}">&nbsp;</span></p> Laor Fernandes de Oliveira, Rita de Cassia Mendes Costa Figueiredo, Elieste da Silva Junior, Rossana Ishii Chida Copyright (c) 2024 Revista de Educação da Faculdade SESI https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistacientifica.sesisp.org.br/index.php/nee_arandu/article/view/43 Fri, 25 Oct 2024 00:00:00 +0000 A BNCC e o desenvolvimento psicomotor https://revistacientifica.sesisp.org.br/index.php/nee_arandu/article/view/41 <p><span class="TextRun SCXW166974775 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW166974775 BCX0">O presente trabalho aborda a BNCC – Base Nacional Comum Curricular </span><span class="NormalTextRun SCXW166974775 BCX0">– </span><span class="NormalTextRun SCXW166974775 BCX0">um documento orientador da Educação Básica</span><span class="NormalTextRun SCXW166974775 BCX0"> – </span><span class="NormalTextRun SCXW166974775 BCX0">que </span><span class="NormalTextRun SCXW166974775 BCX0">engloba </span><span class="NormalTextRun SCXW166974775 BCX0">a</span><span class="NormalTextRun SCXW166974775 BCX0"> Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio</span><span class="NormalTextRun SCXW166974775 BCX0"> e sua relação com o desenvolvimento psicomotor</span><span class="NormalTextRun SCXW166974775 BCX0">, bem como o trabalho com as dez Competências Gerais indicadas para serem desenvolvidas ao longo </span><span class="NormalTextRun SCXW166974775 BCX0">da escolaridade dos estudantes</span><span class="NormalTextRun SCXW166974775 BCX0">.</span><span class="NormalTextRun SCXW166974775 BCX0"> E</span><span class="NormalTextRun SCXW166974775 BCX0">ste artigo tem como premissa analisar as possibilidades de trabalho com a psicomotricidade n</span><span class="NormalTextRun SCXW166974775 BCX0">esta</span><span class="NormalTextRun SCXW166974775 BCX0">s</span><span class="NormalTextRun SCXW166974775 BCX0"> diferentes</span><span class="NormalTextRun SCXW166974775 BCX0"> modalidades de ensino</span><span class="NormalTextRun SCXW166974775 BCX0"> e p</span><span class="NormalTextRun SCXW166974775 BCX0">ropõe </span><span class="NormalTextRun SCXW166974775 BCX0">uma leitura</span><span class="NormalTextRun SCXW166974775 BCX0"> do documento, permeando as possibilidades </span><span class="NormalTextRun SCXW166974775 BCX0">de atuação do educador, bem como suas possíveis</span><span class="NormalTextRun SCXW166974775 BCX0"> contribuições com o desenvolvimento </span><span class="NormalTextRun SCXW166974775 BCX0">integral do ser </span><span class="NormalTextRun SCXW166974775 BCX0">humano</span><span class="NormalTextRun SCXW166974775 BCX0"> (cognitivo, físico-motor, social e afetivo-emocional)</span><span class="NormalTextRun SCXW166974775 BCX0">.</span> <span class="NormalTextRun SCXW166974775 BCX0">O estudo</span><span class="NormalTextRun SCXW166974775 BCX0"> da BNCC</span><span class="NormalTextRun SCXW166974775 BCX0"> e sua relação com a psicomotricidade</span><span class="NormalTextRun SCXW166974775 BCX0"> é feit</span><span class="NormalTextRun SCXW166974775 BCX0">o</span><span class="NormalTextRun SCXW166974775 BCX0"> à luz de alguns teóricos</span><span class="NormalTextRun SCXW166974775 BCX0"> da área</span><span class="NormalTextRun SCXW166974775 BCX0">, sempre com o intuito de elucidar a prática educativa</span><span class="NormalTextRun SCXW166974775 BCX0">, além de </span><span class="NormalTextRun SCXW166974775 BCX0">destaca</span><span class="NormalTextRun SCXW166974775 BCX0">r</span><span class="NormalTextRun SCXW166974775 BCX0"> as especificidades da Educação Infantil, postas nos Campos de Experiência, bem como, uma análise mais criteriosa no componente curricular da Educação Física – no Ensino Fundamental e Médio, </span><span class="NormalTextRun SCXW166974775 BCX0">que tem</span><span class="NormalTextRun SCXW166974775 BCX0"> como objeto do conhecimento o corpo e o movimento. Embora no </span><span class="NormalTextRun SCXW166974775 BCX0">corpo do </span><span class="NormalTextRun SCXW166974775 BCX0">texto</span><span class="NormalTextRun SCXW166974775 BCX0"> da BNCC</span><span class="NormalTextRun SCXW166974775 BCX0">, ao longo de suas seiscentas páginas,</span><span class="NormalTextRun SCXW166974775 BCX0"> não </span><span class="NormalTextRun SCXW166974775 BCX0">conste </span><span class="NormalTextRun SCXW166974775 BCX0">a palavra Psicomotricidade, </span><span class="NormalTextRun SCXW166974775 BCX0">ela</span><span class="NormalTextRun SCXW166974775 BCX0"> está </span><span class="NormalTextRun SCXW166974775 BCX0">implícita e</span><span class="NormalTextRun SCXW166974775 BCX0"> precisa ser considerada pelo educador</span><span class="NormalTextRun SCXW166974775 BCX0"> em seu planejamento, bem como sua prática educativ</span><span class="NormalTextRun SCXW166974775 BCX0">a</span><span class="NormalTextRun SCXW166974775 BCX0">, pois o trabalho com a educação psicomotora intencional e criterioso corrobora com a </span><span class="NormalTextRun SCXW166974775 BCX0">possibilidade de </span><span class="NormalTextRun SCXW166974775 BCX0">inúmeras aprendizagens pelos estudante</span><span class="NormalTextRun SCXW166974775 BCX0">s e, consequentemente, o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes</span><span class="NormalTextRun SCXW166974775 BCX0">.&nbsp;</span></span><span class="EOP SCXW166974775 BCX0" data-ccp-props="{&quot;201341983&quot;:0,&quot;335551550&quot;:6,&quot;335551620&quot;:6,&quot;335559739&quot;:160,&quot;335559740&quot;:259}">&nbsp;</span></p> Giani Peres Pirozzi Copyright (c) 2024 Revista de Educação da Faculdade SESI https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistacientifica.sesisp.org.br/index.php/nee_arandu/article/view/41 Thu, 12 Sep 2024 00:00:00 +0000 Uma resenha crítica do livro implantação do novo ensino médio: https://revistacientifica.sesisp.org.br/index.php/nee_arandu/article/view/60 <p>Resenha do livro "implantação do novo ensino médio"</p> <p>Autor: Ivy Daniele Gavazzi Sandim</p> <h1 class="primaryText-552" title="Ricardo Alexandre Dos Santos Silva" data-log-name="DisplayName">&nbsp;</h1> Ricardo Alexandre Dos Santos Silva Copyright (c) 2024 Revista de Educação da Faculdade SESI https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistacientifica.sesisp.org.br/index.php/nee_arandu/article/view/60 Thu, 12 Sep 2024 00:00:00 +0000 O currículo cultural na educação contemporânea: um olhar na educação física https://revistacientifica.sesisp.org.br/index.php/nee_arandu/article/view/58 <p>Resenha do livro "A diferença na educação física escolar: a artistagem do currículo cultural"&nbsp;</p> <p>Autor:&nbsp; Hugo Cesar Bueno Nunes</p> Everton Santos Dias Copyright (c) 2024 Revista de Educação da Faculdade SESI https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistacientifica.sesisp.org.br/index.php/nee_arandu/article/view/58 Thu, 12 Sep 2024 00:00:00 +0000 Educação baseada em evidências científicas https://revistacientifica.sesisp.org.br/index.php/nee_arandu/article/view/59 <p>Resenha do livro "Neurociência e Educação: olhando para o futuro da aprendizagem"</p> <p>Autores: Ana Luiza Neiva Amaral</p> <p>&nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; Leonor Bezerra Guerra</p> Rosenanda Marta de Oliveira Copyright (c) 2024 Revista de Educação da Faculdade SESI https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistacientifica.sesisp.org.br/index.php/nee_arandu/article/view/59 Thu, 12 Sep 2024 00:00:00 +0000