Informação para Autores

REVISTA DE EDUCAÇÃO DA  FACULDADE SESI-SP 

Interessado em enviar sua produção para esta revista? Recomendamos que você analise a About the Journal página para as políticas de seção da revista, bem como as Diretrizes para autores. Autores precisam registrar-se com a revista antes de enviar ou, se já estiver registrado, pode simplesmente fazer log in e iniciar o processo de cinco etapas.

Condições para submissão  

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.  

  • Certificar-se da originalidade e ineditismo da submissão, ou seja, o trabalho não pode ter sido publicado anteriormente e/ou ser submetido simultaneamente a outro periódico. 
  • Certificar-se de que o arquivo submetido está em formato Microsoft Word sem a identificação dos autores. Os padrões de estilo e requisitos bibliográficos estão descritos nas Diretrizes para Autores a seguir.  
  • Verificar se as citações abreviadas no corpo do texto e em notas de rodapé (autor, ano da publicação e, quando for o caso, página) estão completas nas referências ao final do texto, segundo as normas da ABNT.  
  • Certificar-se que está usando as palavras-chave. 
  • Certificar-se que foi feito o registro ORCID para todos os autores.  

Caso não tenha feito poderá ser criado no site: http://orcid.org 

Informações Complementares para Autores  

A Revista de Educação da Faculdade SESI-SP tem como objetivo publicar artigos, ensaios, relatos de experiência, dossiês, pesquisas e resenhas de livros relevantes para a Educação. 

Tendo em vista a divulgação da mais ampla pluralidade de pensamentos, a Revista estabelece como política o hiato de, no mínimo, 24 meses entre as publicações onde constem um mesmo (co)autor.  

A submissão de um artigo à revista implica que ele não foi publicado anteriormente e que não está sendo considerado para outra publicação.  

Se o artigo a ser submetido for oriundo de tese/dissertação é importante indicar, em nota de rodapé, essa informação, sem, no entanto, indicar autoria ou mesmo título da tese/dissertação. Exemplo: esse trabalho é fruto de dissertação/tese.  

Há a exigência de titulação de mestre para publicação em Dossiê, Artigos, Ensaios, Resenhas e Entrevistas; no caso de coautoria, pelo menos um dos autores deverá possuir essa titulação.  

Os Relatos de Experiências, quando compuserem a edição da Revista, serão destinados exclusivamente à submissão de originais por estudantes de graduação. 

O número máximo de autores por artigo é limitado em 03 (três). 

Todos os autores devem possuir cadastro no ORCID. O link para acesso e criação do ORCID é: https://orcid.org [Veja abaixo as instruções para realizar o CADASTRO no ORCID].  

Os textos submetidos às diversas seções da revista são avaliados, primeiramente à guisa de desk review, por membros do Conselho Editorial, podendo ou não ser enviados para pareceristas ad hoc no sistema duplo cego. Quando são sugeridas mudanças ou correções, os originais são devolvidos aos autores. A publicação implica a cessão integral dos direitos autorais em todos os idiomas à Faculdade SESI de Educação.  

Após a aprovação do artigo, os (as) autores (as) procederão à revisão gramatical do texto. 

Os editores reservam-se o direito de efetuar alterações ou cortes nos trabalhos recebidos para adequá-los às normas da revista, respeitando o estilo do autor e o conteúdo original.  

 

CADASTRO NO ORCID 

  • Como forma de padronização de autoria, o Comitê da Revista de Educação da Faculdade SESI-SP tornou obrigatória a inclusão do iD do ORCID no ato da  submissão. Após a primeira análise, antes de encaminharmos para avaliação, os manuscritos que não tiverem no sistema o ORCID informado, serão notificados para a inclusão do registro do identificador, e deve conter no ato do registro, informações da formação acadêmica e o vínculo empregatício (emprego, caso tenha).  
  • Você deve aceitar os padrões para apresentação de iD ORCID, e incluir a URL completa, acompanhada da expressão "http://", no seu cadastro, logo após o e-mail (por exemplo: http://orcid.org/0000-0002-1825-0097).  É obrigatório o registro ORCID de todos os autores. 

 

APRESENTAÇÃO DE ORIGINAIS 

Os originais devem ser submetidos diretamente no sistema. A revista não aceita trabalhos encaminhados fora do sistema.  

 
A Revista de Educação da Faculdade SESI-SP aceita colaborações em português, inglês e espanhol para todas as seções. Os originais devem ser digitados em formato Word (.doc), seguindo as orientações da “Diretrizes para Autores”.  

Artigos, Ensaios, Relatos de Experiência devem conter, no mínimo, 5 páginas e, no máximo, 20 páginas. Os trabalhos devem contemplar introdução, metodologia, análise dos resultados, conclusões/considerações finais e bibliografia.

 As Resenhas e Entrevistas devem conter, no mínimo, 2 páginas e, no máximo, 4 páginas. 

Os textos devem seguir o padrão abaixo:

  • Título - O título do artigo deve estar na língua original e a acompanhado de sua tradução (inglês e espanhol), refletindo o conteúdo do trabalho.  
  • Resumo - Os artigos devem vir acompanhados de resumo na língua principal com, no máximo, 250 palavras.  
  • Palavras-chave - Os autores devem apresentar até cinco palavras-chave, na língua original, representativas do conteúdo do trabalho.  
  • Notas - As notas devem ser restritas ao mínimo indispensável e enumeradas consecutivamente dentro do texto, no formato de notas de rodapé.   

Título original: em caixa alta, fonte times new roman, tamanho 14 com no máximo 20 palavras;

Corpo do texto: fonte time new roman, tamanho 12, justificado; espaçamento 1,5 entre linhas;

Resumos (resumo, abstract e resumen): fonte times new roman, tamanho 12; justificado, espaçamento simples

Margens: 2,5cm (superior, esquerda, inferior e direita);

Observação: O texto que não estiverem em conformidade aos limites acima serão devolvidos.  

Nas citações diretas, é necessário especificar o autor, ano e página da citação. Todas as citações de obras em outros idiomas devem ser traduzidas para o português; a inclusão do trecho original em nota é opcional.  

Pede-se que os autores destaquem termos ou expressões no texto por meio de 'aspas simples', "duplas" ou negrito (bold).  

  • Ilustrações - Tabelas, figuras, gravuras, ilustrações, gráficos e desenhos em geral devem ser apresentados no próprio corpo do texto, conforme indicações do template. As imagens digitalizadas devem ser apresentadas com resolução de no mínimo 600 dpi reais (não interpolados), em tamanho natural e salvas em formato JPEG e em cores RGB. Cromos ou slides devem ser apresentados com no mínimo 2.500 dpi reais (não interpolados). Tabelas devem vir em arquivos Word; gráficos e planilhas em Excel, sempre com indicação de título e fonte. Imagens não podem ser anexadas em arquivos do programa Word, pois a resolução não tem a qualidade necessária para impressão. Materiais provenientes de câmeras digitais devem ter no mínimo 3 megapixels de resolução ótica sem compressão (módulo highdefinition). Todas as imagens devem vir com a devida numeração e acompanhadas de legendas e indicação de fonte. A nomenclatura para este tipo de material deve ser:   
  • FIGURA em maiúsculo com a numeração progressiva separando-se por hífen. Exemplo: Figura 1 - Sala de aula restaurada. Deve ser colocada abaixo do material em forma de legenda.   
  • QUADROS devem ser colocados acima da ilustração. Exemplo: Quadro 1 - A estrutura da escola.  
  • TABELAS deverão ser acompanhados de cabeçalho que permita compreender o significado dos dados reunidos, sem necessidade de referência ao texto, colocadas sempre acima. Seguir as normas de tabelas do IBGE.  

Observação: 

É obrigatória a utilização do modelo da estrutura indicada. Os trabalhos que não estiverem na estrutura indicada, serão rejeitados. 

 

ARTIGOS  

  • Artigos: Compreende trabalhos de cunho científico com uma temática inédita e original.  

RESENHA DE LIVROS  

  • Resenhas: Compreende análises críticas de obras publicadas, filmes e vídeos, bem como matérias relativas a redes e bancos de dados informatizados (até duas mil palavras).  

ENSAIO  

  • Ensaios: Destina-se a um texto argumentativo, que pode ser a apresentação de um estudo ou o desenvolvimento de um tema no campo educacional.  

 

INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE REFERÊNCIAS 

 

Todos os títulos e documentos citados deverão ser apresentados ao final do artigo, com o título Referências, sem distinções entre livros, periódicos, documentos etc. A norma adotada é a NBR-6023/2002, e as referências devem seguir esse modelo padrão da revista.  

Observação: 

Nas referências utilizar o negrito no título (subtítulo não deve ser negritado) ao invés de sublinhar e itálico (NBR-6023:2002). 

Exemplos:  

  • LIVRO 

SAVIANI, Dermeval. A nova lei da educação: trajetória, limites e perspectivas. 8. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2003. 242 p. (Educação contemporânea). ISBN 8585701455.  

-->Citação no texto: Saviani (1994) ou no final da citação (SAVIANI, 1994)*  

  • CAPÍTULO DE LIVRO 

LEMOS, Cristina. Inovação na era do conhecimento. In: LASTRES, Helena Maria Martins; ALBAGLI, Sarita. Informação e globalização na era do conhecimento. Rio de Janeiro, RJ: Campus, 1999. 318 p. ISBN 853520489X.   

-->Citação no texto: Lemos (1999) ou no final do texto (LEMOS, 1999)*  

  • ARTIGO DE PERIÓDICO 

TARGINO, Maria das Graças. Comunicação científica: uma revisão dos seus elementos básicos. Informação e Sociedade:Estudos, João Pessoa, v. 10, n. 2, 2000. Disponível em: http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/326/248. Acesso em: 3 jun. 2008  

-->Citação no texto: Targino (2000) ou no final do texto (TARGINO, 2000)*  

  • TESES E DISSERTAÇÕES 

CARRARA, Katia. Redimensionamento do behaviorismo radical pós-skinneriano a partir da análise do percurso histórico da crítica ao pensamento behaviorista: implicações preliminares na área educacional. 1996. 2 v. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 1996.  

-->Citação no texto: Carrara (1996) ou no final do texto (CARRARA, 1996)*  

  • DOCUMENTO DE ARQUIVO 

ARANHA, Luís de Freitas Vale. Carta a José Pinto. Arquivo Pedro Ernesto Batista, série Correspondência; PEB c 1935.01.15 (Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, Rio de Janeiro). 15 jan. 1935.  
 
-->Citação no texto: Aranha (15 jan. 1935) ou no final do texto (ARANHA, 15 jan. 1935)*  

  • ENTIDADE COLETIVA 

ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO. Adaptação de ocupações e o emprego do portador de deficiência. Tradução de E. A. da Cunha. Brasília, DF: CORDE, 1997. 182 p.  

  • EVENTO 

GARCIA, Maria de Oliveira. Formación, actividades y perspectivas de las profesionales en nutrición. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE NUTRICIONISTAS, 3.; ENCONTRO LATINO-AMERICANO DE NUTRICIONISTAS, 1., 1965, Rio de Janeiro. Anais do [...]. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Nutricionistas, 1968. p. 283-292.  

--> Citação no texto: Garcia (1968) ou no final do texto (GARCIA, 1968)*  

  • INTERNET (DOCUMENTO ELETRÔNICO) 

SANTOS, Gildenir Carolino; PASSOS, Rosemary; SOUZA, Rogério Gualberto de (Colab.). Percurso científico: guia prático para elaboração da normalização científica e orientação metodológica. Campinas, SP: Arte Escrita, 2012. 157 p., il. (Manuais técnicos BFE, n.7). ISBN 9788564830073. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=49038&opt=4. Acesso em: 19 set. 2014.  

--> Citação no texto: Santos (2012) ou no final do texto (SANTOS, 2012)*  

 

DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL  

A Revista de Educação da Faculdade SESI-SP utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.  

Política de Privacidade  

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.