Influência de fatores intraescolares no desempenho dos estudantes: o bullying em avaliações externas

Autores

  • Ana Carolina Stefanini Leone Analistas técnico-educacionais da Supervisão de Avaliação Educacional da rede SESI-SP
  • Caio Jonas Vieira da Silva Analistas técnico-educacionais da Supervisão de Avaliação Educacional da rede SESI-SP
  • Mariana Guerato Garcia
  • Natalie Brito Domingos

Palavras-chave:

Fatores associados, SARESP, Ballying, Desempenho escolar

Resumo

O presente artigo tem como objetivo descrever e compartilhar do estudo de fatores contextuais associados ao desempenho escolar, baseado no relatório de fatores associados ao desempenho em uma avaliação externa realizada por estudantes do estado de São Paulo, buscando apresentar os fatores associados e se aprofundar no nível de incômodo pelo comportamento do colega  em um destes fatores, o bullying, pela sua significatividade no impacto e influência na aprendizagem dos estudantes de uma rede de ensino. Para esta análise, foram utilizados os dados do relatório de fatores associados do SARESP de 2022, outros estudos comparativos sobre fatores associados e avaliações externas e um estudo teórico sobre a temática do bullying. Os resultados revelam que o bullying, além de prejudicar as relações interpessoais, também  influencia diretamente  o desempenho escolar dos estudantes,  logo,  educadores e gestores devem atuar na proposição de alguns possíveis caminhos a serem traçados, tais como a necessidade de conscientização e empenho de toda a comunidade educativa na prevenção e mediação diante desta temática, entendendo que não apenas a superação do bullying, mas o ambiente escolar e as relações de convivência são peças chave no processo de sucesso do desempenho escolar. 

Downloads

Publicado

2024-09-12 — Atualizado em 2024-10-25

Versões

Edição

Seção

Artigos

Categorias