Explorando as raízes do pré-modernismo: uma aula invertida
Explorando as raízes do pré-moderno: uma aula invertida
Palavras-chave:
pré-modernismo, aula invertida, diversificação de estratégias, aprendizagem significativaResumo
Nas últimas décadas, o uso de metodologias ativas de ensino vem sendo questionado frente às mudanças empreendidas pelas inovações tecnológicas. Além disso, o professor enfrenta um crescente envolvimento dos estudantes com dispositivos tecnológicos e meios de informação na sala de aula. A diversidade de ideias e a infinidade de conteúdos à disposição do estudante produzem uma disputa entre o conteúdo a ser ensinado pelo professor e a atenção do aluno. Assim, a escolha de inserir a metodologia de aula invertida em sala de aula foi proposital e instigante, deixando a abordagem não convencional e convidando os alunos a se envolver ativamente na pesquisa, na exploração e na discussão dos conceitos-chave relacionados ao Pré-Modernismo. Essa escolha contrapõe-se à aula tradicional, tornando mais fascinante e menos complexa a compreensão e a apreciação desse período literário. O processo envolveu a exploração autônoma de recursos, a colaboração em grupo e discussões aprofundadas com o professor. O estudante teve acesso à materiais de estudo sobre os autores e suas principais obras, incluindo Canãa de Graça Aranha, Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, Os Sertões, de Euclides da Cunha, Urupês e Jeca Tatu, de Monteiro Lobato, além das poesias de Augusto dos Anjos, como os do livro EU. A preparação individual permitiu uma compreensão mais profunda das obras e dos contextos históricos e sociais que influenciaram esses escritores. A aula invertida destacou a importância da autonomia na aprendizagem, incentivou a pesquisa ativa e aprofundada e promoveu discussões envolventes em grupo, permitindo explorar as obras, os autores e compreender como o Pré-Modernismo refletia o contexto histórico e as mudanças culturais da época. Foi uma experiência educativa enriquecedora que ampliou a apreciação pela literatura Pré-Modernista e sua relevância na formação da identidade literária brasileira.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Educação da Faculdade SESI
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.