Rotação por estações: uma experiência com educação estatística crítica em uma turma do 1º ano do ensino médio

Autores

  • Andréa Pavan Perin
  • Naiany Lourenço Müller

Palavras-chave:

educação estatística crítica, rotação por estações, ensino médio

Resumo

Nesse relato de experiência apresentamos uma prática pedagógica desenvolvida com uma turma do 1º ano do Ensino Médio, a qual buscou desenvolver alguns conceitos estatísticos como leitura, interpretação e construção de gráficos e tabelas, cálculo de porcentagem, variação e média aritmética, por meio da metodologia ativa de rotação por estações. Essa experiência é fruto dos estudos desenvolvidos como PAC (Professora
de Área de Conhecimento de Matemática) nos encontros do Núcleo Pedagógico. Para a elaboração das atividades a serem desenvolvidas em cada uma da estações, tomamos como suporte teórico autores que tratam da Educação Estatística Crítica. O tema tratado nas estações foi o desmatamento, e, em cada uma delas, os estudantes deveriam realizar tarefas que exigissem diferentes habilidades, como construção de gráficos e cálculo de medidas, enquanto que,
na última estação, comum a todos os grupos, os estudantes realizaram uma produção textual. Pode-se dizer que a estratégia de rotação por estação foi bem recebida pelos estudantes, pois deixou o espaço da sala de aula mais dinâmico, estimulou o protagonismo, facilitou a gestão do tempo e despertou a cooperação, com os estudantes mostrando-se engajados em discutir a problemática desmatamento. Por fim, a reflexão sobre algumas limitações verificadas na produção dos estudantes, podem ser solucionadas por meio de um planejamento integrado.

Downloads

Publicado

2024-09-12

Edição

Seção

Relatos de experiência

Categorias