Rotação por estações: uma experiência com educação estatística crítica em uma turma do 1º ano do ensino médio
Palavras-chave:
educação estatística crítica, rotação por estações, ensino médioResumo
Nesse relato de experiência apresentamos uma prática pedagógica desenvolvida com uma turma do 1º ano do Ensino Médio, a qual buscou desenvolver alguns conceitos estatísticos como leitura, interpretação e construção de gráficos e tabelas, cálculo de porcentagem, variação e média aritmética, por meio da metodologia ativa de rotação por estações. Essa experiência é fruto dos estudos desenvolvidos como PAC (Professora
de Área de Conhecimento de Matemática) nos encontros do Núcleo Pedagógico. Para a elaboração das atividades a serem desenvolvidas em cada uma da estações, tomamos como suporte teórico autores que tratam da Educação Estatística Crítica. O tema tratado nas estações foi o desmatamento, e, em cada uma delas, os estudantes deveriam realizar tarefas que exigissem diferentes habilidades, como construção de gráficos e cálculo de medidas, enquanto que,
na última estação, comum a todos os grupos, os estudantes realizaram uma produção textual. Pode-se dizer que a estratégia de rotação por estação foi bem recebida pelos estudantes, pois deixou o espaço da sala de aula mais dinâmico, estimulou o protagonismo, facilitou a gestão do tempo e despertou a cooperação, com os estudantes mostrando-se engajados em discutir a problemática desmatamento. Por fim, a reflexão sobre algumas limitações verificadas na produção dos estudantes, podem ser solucionadas por meio de um planejamento integrado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Educação da Faculdade SESI
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.