"Minha escola tem fome de quê?" Aprendizagem por investigação
Palavras-chave:
protagonizar, integrar, aprenderResumo
O presente relato de experiência visa analisar criticamente ações presentes no ambiente escolar e identificar as fragilidades e as mudanças a serem construídas conjuntamente, levando em consideração toda a comunidade. Afinal, a escola é espaço
de construção contínua dos saberes – não apenas os sistematizados, mas sobretudo os saberes que nos elevam a uma condição melhor enquanto cidadãos críticos e pertencentes a um contexto social. Por sua vez, ela necessita dos professores, que desempenham o papel de agentes integradores e multiplicadores de ações pedagógicas. Necessita-se também contar com: ações que promovam a participação dos estudantes, tratando de discussões que tragam arte e cultura enquanto dimensões do conhecimento. O meio ambiente como parte fundamental do nosso bem-estar (afinal, pertencemos dentro ele) o bom convívio entre todas as pessoas da escola, sendo pautados no respeito e empatia, o zelo pelo ambiente estrutural e patrimônio escolar e a nutrição como parte essencial de uma boa qualidade de educação são pontos essências para o bom desempenho do aluno no processo de ensino-aprendizagem. Nessa visão, integrar conhecimentos e promover o desenvolvimento de habilidades com ações que favoreçam o protagonismo do aluno não podem ser classificados como modismo, e sim, como uma forma de vê-lo engajado em seu próprio desenvolvimento, fornecendo as ferramentas necessárias para seu crescimento pessoal e sua aprendizagem.
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