A produção de textos nas séries iniciais: uma proposta didática por meio da literatura
Palavras-chave:
Leitura e escrita, Aprendizagem, Desempenho linguísticoResumo
Este artigo analisou, a partir de uma experiência em sala de aula, os processos de leitura e escrita com estudantes do 3o ano do Ensino Fundamental na Escola SESI Darcy Zacharias, de Presidente Prudente. Refletir-se-á sobre as dificuldades encontradas entre os estudantes para que possam ampliar a sua capacidade de leitura e escrita e sejam estimulados a desenvolver o prazer em ler e escrever. A base teórica proposta se respaldou nos estudos de Dantas (2012), Soares (1998), Almeida (2009), Kaufman (2011) e Vygotsky et al. (1988), que abordaram a relação entre leitura e escrita, além da necessidade de aprimorar a modalidade escrita da linguagem. Assim, foi elaborado um plano de ensino com a finalidade de, por meio da literatura infantil, ampliar a capacidade imaginativa e o desempenho linguístico dos estudantes. Concluiu-se que é preciso o professor criar situações didáticas que possibilitem às crianças vivenciarem, na sala de aula, os usos sociais da escrita, compreendendo as características dos diferentes gêneros textuais, situações comunicativas e reais, de maneira a promover a aprendizagem.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Educação da Faculdade SESI
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.