Inclusão além das barreiras: desafiando o capacitismo no ambiente escolar
Palavras-chave:
capacitismo, Educação inclusiva, Planejamento integradoResumo
O presente relato objetiva apresentar uma experiência docente ocorrida em nossa unidade escolar, oriunda de um planejamento integrado entre os componentes curriculares de Matemática, Sociologia e Língua portuguesa no início do ano de 2023. Nesse planejamento, partiu-se das características de heterogeneidade das turmas com a presença de estudantes com deficiência, e sentiu-se a necessidade de abordar, não somente com os discentes, mas também com toda a comunidade escolar, a temática de combate à cultura do capacitismo. Esse termo está relacionado à discriminação de pessoas com deficiência, tomando como base a construção social de um corpo padrão, sem deficiência (considerado “normal”), fato este que leva à subestimação da capacidade e aptidão de pessoas em virtude de suas deficiências. Verificando que a cultura do capacitismo ainda estava presente na referida unidade escolar, sobretudo entre os estudantes das turmas dos primeiros anos do Ensino Médio, os docentes propuseram uma ação conjunta a qual culminou no projeto “Pensei que você era normal: reflexões sobre capacitismo na escola e maneiras de superá-lo”. Nesse contexto, tal ação teve o intuito de proporcionar às turmas envolvidas um estudo mais aprofundado sobre a temática em questão como forma de conscientização e, posteriormente, proliferação das reflexões realizadas ao longo das etapas do projeto. Ademais, é importante ressaltar que, desde as primeiras reuniões de planejamento, com a definição de objetivos e procedimentos de realização das etapas, até a execução do projeto, considerou-se o fato de nossa instituição ser promotora da educação inclusiva, sustentada no referencial teórico do Desenho Universal da Aprendizagem (DUA), o qual visa, por meio de ambientes de ensino flexíveis e diversificados atender às necessidades variadas de todos os estudantes. Logo, as reflexões feitas no decorrer do projeto contribuíram de forma significativa para a solidificação de posturas conscientes e responsáveis entre os estudantes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Educação da Faculdade SESI
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.