Estratégias para a formação de leitores - Práticas experenciadas na residência pedagógica
Palavras-chave:
Formação de leitores, Residência pedagógica, MultimodalidadeResumo
Este trabalho discorre sobre a importância da formação de leitores na Educação Básica, considerando as especificidades de um mundo globalizado e cada vez mais tecnológico. Discute acerca dos impasses enfrentados para o desenvolvimento do hábito de leitura e apresenta as multimodalidades e o teatro como recursos a serem trabalhados em sala de aula. Trata das estratégias utilizadas por dois professores da rede SESI – São Paulo e acompanhadas por professoras em formação da Faculdade SESI de Educação (FASESP), durante a residência pedagógica. Pauta-se nos pressupostos de Isabel Solé (1998), Paulo Freire (1996; 2011), e outros autores, além de embasar-se na Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018), a fim de estabelecer relações entre teoria e prática e de propor um trabalho com as diversas linguagens. Apresenta uma abordagem qualitativa da pesquisa bibliográfica realizada ao longo das reuniões de orientação de residência. Busca ampliar o repertório de possibilidades pedagógicas e fomentar discussões acerca das práticas que envolvem a formação de leitores. Além disso, traz uma reflexão acerca da importância da residência pedagógica em cursos de licenciatura, como a realizada na Faculdade SESI de Educação (FASESP), uma vez que proporciona a congruência entre estudos teóricos e práticas pedagógicas, através de acompanhamento e orientação docente.
Publicado
Versões
- 2024-10-25 (2)
- 2024-09-12 (1)
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Educação da Faculdade SESI
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.