Formação continuada de professores no contexto escolar pós-pandemia
Resumo
Este texto é um relato de experiência que busca enfatizar a relevância da formação continuada de professores no cenário educacional pós-pandemia. A pesquisa se concentra nas vivências do Analista Técnico Educacional do SESI-SP, entre julho de 2022 e julho de 2023, nas escolas públicas de um município no interior de São Paulo, através da participação no Programa Emergencial de Educação Pós-pandemia: Recompondo os Saberes. Esse programa propôs uma formação continuada para professores com o propósito de reforçar a alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental e elevar os índices de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. O relato de experiência em análise se baseia nas obras dos autores Nóvoa (1997, 2002), Imbernón (2009), Tardif (2000) e Lopes (1999), que defendem a importância da aprendizagem contínua, da integração do conhecimento no contexto da prática de ensino e do reconhecimento da experiência profissional. Os encontros formativos foram projetados com uma variedade de temas, visando contribuir para a prática docente. Os métodos empregados incluíram discussões reflexivas, análises e debates de propostas, além do planejamento de atividades com base no material didático fornecido pelo SESI-SP. Por meio deste relato, percebe-se que a formação continuada foi considerada essencial para lidar com os desafios pós-pandemia. Além disso, a adaptação da formação de acordo com as necessidades individuais de cada escola e professor mostrou-se crucial, assim como a compreensão de que a transformação educacional requer um investimento contínuo e colaborativo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Educação da Faculdade SESI
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.