A BNCC e o desenvolvimento psicomotor
Palavras-chave:
Psicomotricidade, Desenvolvimento, BNCCResumo
O presente trabalho aborda a BNCC – Base Nacional Comum Curricular – um documento orientador da Educação Básica – que engloba a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio e sua relação com o desenvolvimento psicomotor, bem como o trabalho com as dez Competências Gerais indicadas para serem desenvolvidas ao longo da escolaridade dos estudantes. Este artigo tem como premissa analisar as possibilidades de trabalho com a psicomotricidade nestas diferentes modalidades de ensino e propõe uma leitura do documento, permeando as possibilidades de atuação do educador, bem como suas possíveis contribuições com o desenvolvimento integral do ser humano (cognitivo, físico-motor, social e afetivo-emocional). O estudo da BNCC e sua relação com a psicomotricidade é feito à luz de alguns teóricos da área, sempre com o intuito de elucidar a prática educativa, além de destacar as especificidades da Educação Infantil, postas nos Campos de Experiência, bem como, uma análise mais criteriosa no componente curricular da Educação Física – no Ensino Fundamental e Médio, que tem como objeto do conhecimento o corpo e o movimento. Embora no corpo do texto da BNCC, ao longo de suas seiscentas páginas, não conste a palavra Psicomotricidade, ela está implícita e precisa ser considerada pelo educador em seu planejamento, bem como sua prática educativa, pois o trabalho com a educação psicomotora intencional e criterioso corrobora com a possibilidade de inúmeras aprendizagens pelos estudantes e, consequentemente, o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Educação da Faculdade SESI
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.