As tecnologias e a computação no currículo
Palavras-chave:
Tecnologias educacionais, Ensino de computação, Robótica Educacional, Currículo, Computação desplugadaResumo
O uso das tecnologias digitais no contexto educacional tem sido potencializado por abordagens que envolvem cada vez mais metodologias ativas e inovadoras, proporcionando novos horizontes para o desenvolvimento das habilidades para o século XXI. Considerando as transformações do cenário educacional brasileiro atual, este artigo visa apresentar as diretrizes curriculares referentes à BNCC Computação, ao Currículo da Cidade de São Paulo e à Política Nacional de Educação Digital. Fundamentado na perspectiva da teoria construcionista de Seymour Papert e no conceito de aprendizagem criativa de Resnick, o estudo fomenta uma discussão acerca dos impactos da Robótica Educacional na Educação Básica, a relevância dessa abordagem para o currículo e suas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem. Tendo como base a matriz curricular da rede SESI-SP, o artigo apresenta uma breve contextualização do componente de Programação e Robótica e estabelece um alinhamento em relação aos pressupostos previstos nas diretrizes curriculares nacionais. Assim, apresentam-se três grandes eixos – Pesquisa, Prototipação e Programação –, denominados como os “3 Ps” da Robótica Educacional do SESI-SP. Esses eixos contribuem para a elaboração de um planejamento integrado que engloba as diferentes áreas do conhecimento e viabiliza o desenvolvimento das habilidades do século XXI, como: pensamento criativo, resolução de problemas, colaboração e habilidades de comunicação. A Robótica Educacional é uma abordagem que possibilita o desenvolvimento das habilidades previstas na BNCC Computação e, quando integrada ao currículo, mostra-se capaz de potencializar a aprendizagem dos(as) estudantes, ressignificando o uso das tecnologias digitais e a prática docente no contexto escolar. Sugere-se que o ensino de Computação também seja trabalhado por meio de atividades que envolvam o pensamento computacional, a computação desplugada e a robótica desplugada, buscando garantir o acesso à construção do conhecimento básico de Computação a todos os(as) estudantes brasileiros.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Educação da Faculdade SESI
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.