Por que (ainda) precisamos de educação de jovens e adultos?
Palavras-chave:
Educação Básica, Educação de Jovens e Adultos, Políticas públicas educacionaisResumo
O presente artigo busca apresentar a Educação de Jovens e Adultos para além da perspectiva do fracasso escolar e de uma visão homogeneizante dos estudantes dessa modalidade da Educação Básica. Assim, procura-se considerar a história de vida e as particularidades do público jovem e adulto, especialmente no que tange às suas experiências e saberes, sejam estes de sua vida pessoal ou profissional. Além disso, ao longo do texto, apresentam-se as causas do abandono escolar e a oferta da EJA como garantia de um direito constitucional à educação e não como uma segunda chance. Discorre-se também sobre um breve histórico que remonta do período colonial até o período pós pandêmico, nos seus aspectos legais, de políticas públicas e análise de oferta e demanda para a modalidade. Procura-se discutir sobre a finalidade da EJA e o papel do professor enquanto responsável pela mediação e promoção da dialogicidade. E, por fim, a EJA é apresentada como reparadora, com foco no projeto de vida dos estudantes, lembrando que, para o jovem e adulto, o futuro não é somente o vir a ser, pois os planos, no caso deles, encontram-se no agora, portanto, é necessário garantir que esse público tenha espaços de reflexão para que possam continuar a sonhar.
Downloads
Publicado
Versões
- 2024-10-25 (2)
- 2024-09-12 (1)
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Educação da Faculdade SESI
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.