Gestão para a aprendizagem na perspectiva de avaliações em larga escala

Autores

  • Andréia de Souza Zanelato
  • Barbarah Conrado de Almeida Silva
  • Rodrigo Antonio Fernandes

Palavras-chave:

Gestão da aprendizagem, Avaliação em larga escala, Desempenho, Formação

Resumo

Este trabalho destina-se evidenciar a importância do diretor escolar na articulação das dimensões administrativa, pedagógica e relacional em prol da gestão da aprendizagem, mais especificamente na realização de avaliações em larga escala. O diretor possui relevante papel como articulador da equipe escolar na definição de padrões de desempenho de qualidade na escola, bem como no monitoramento e na verificação de atendimento deles, pois deve envolver todos os atores no processo de ensino-aprendizagem, promovendo engajamento, pertencimento, reconhecimento e valorização de cada um. Além disso, deve desenvolver a competência profissional de organizar, orientar e liderar as ações e os processos promovidos na escola voltados para a aprendizagem e a formação dos adultos como líderes de aprendizagem.

Downloads

Publicado

2024-09-12

Edição

Seção

Artigos

Categorias