Formação inicial e continuada de professores
Palavras-chave:
Sociedade atual, Formação de professores, Educação transformadoraResumo
Por ser um organismo vivo, a sociedade está em constante transformação e evolução. Ao longo dos anos temos testemunhado diversas mudanças impulsionadas pelo avanço tecnológico, descobertas científicas, transformações culturais e desafios globais. Essas mudanças moldam a sociedade por meio das ações e escolhas individuais e coletivas. Nesse contexto, é responsabilidade da escola acompanhar esse movimento, proporcionando aos estudantes a capacidade de participar ativamente na sociedade e exercer sua cidadania com consciência dos impactos de suas ações. As relações no cotidiano escolar também não são mais da mesma forma de anos atrás, exigindo mudanças nos hábitos e valores na formação das novas gerações. Neste sentido, a formação de professores deve ser repensada para atender aos chamados dessa sociedade em movimento. Este artigo tem como ponto de partida propor uma reflexão sobre a formação do professor para atender as demandas das novas relações no cotidiano escolar. O trabalho está fundamentado no aporte teórico-metodológico de caráter qualitativo exploratório, na intenção de justificar a importância do olhar para os cursos de formação dos docentes, despertando no futuro educador a necessidade e o desejo de manter-se em formação constante para uma prática pedagógica que possibilite a transformação. O estudo confirmou as hipóteses levantadas, reforçando a convicção de que as exigências da formação do professor, que promovem uma educação transformadora, estão fundamentadas na formação inicial. As habilidades e competências necessárias para os professores atuarem em prol de uma educação voltada à cidadania estão relacionadas ao desenvolvimento de saberes pedagógicos, metodológicos e conceituais, ou seja, uma formação teórico-prática sólida e contínua. Parte inferior do formulário.
Publicado
Versões
- 2024-10-25 (2)
- 2024-09-12 (1)
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Educação da Faculdade SESI
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.