Supervisão delegada na rede SESI-SP de ensino

Autores

  • Aline Luz do Nascimento
  • Aline Madia Mantovani
  • Ana Claudia de Sousa Barboza
  • Andreia Cristina Pizirani
  • Antônio Vanderlei Tavares
  • Aparecida Daniele Nascimento Bitencourt
  • Carla Rizzi Antunes da Silva Bafini
  • Elaine Regina Carpin de Sousa
  • Elisangela das Graças Domarco Leonel
  • Ivete Aparecida de Souza
  • Luciana Maciel de Luca
  • Marcos Freitas de Oliveira
  • Marcio Aurelio Felippe Elias
  • Tamara Traldi
  • Tatiane Cristina Guadagnucci
  • Vera Maria Pupim Perdonatti
  • Wesley Rubin

Palavras-chave:

Supervisão escolar, Legislação educacional, Qualidade da educação

Resumo

A supervisão escolar é uma área fundamental no contexto educacional, desempenhando um papel crucial na busca pela melhoria da qualidade do ensino. Este artigo tem como objetivo apresentar a importância da supervisão escolar delegada e seus impactos favoráveis nos processos de gestão educacional, bem como as melhorias alcançadas nas escolas da rede SESI-SP de ensino. Por meio do relato de prática, atrelado à revisão bibliográfica, discorrer-se-á sobre a relevância e importância da supervisão própria, identificando ganhos, desafios e perspectivas futuras. Neste artigo, será apresentada a evolução do papel do supervisor escolar ao longo dos 28 anos de supervisão delegada no SESI-SP, que perpassou inicialmente por uma abordagem mais tradicional e focada no cumprimento de normas, até a perspectiva contemporânea, que enfatiza a formação contínua da equipe gestora, o trabalho colaborativo e a análise de dados educacionais para a tomada de decisões fundamentadas. Enfatiza-se que a supervisão escolar delegada na rede SESI-SP desempenha um papel essencial para o desenvolvimento dos gestores escolares, o que reverbera no alcance de resultados positivos na aprendizagem dos estudantes.

Downloads

Publicado

2024-09-12

Edição

Seção

Artigos

Categorias