Supervisão delegada na rede SESI-SP de ensino
Palavras-chave:
Supervisão escolar, Legislação educacional, Qualidade da educaçãoResumo
A supervisão escolar é uma área fundamental no contexto educacional, desempenhando um papel crucial na busca pela melhoria da qualidade do ensino. Este artigo tem como objetivo apresentar a importância da supervisão escolar delegada e seus impactos favoráveis nos processos de gestão educacional, bem como as melhorias alcançadas nas escolas da rede SESI-SP de ensino. Por meio do relato de prática, atrelado à revisão bibliográfica, discorrer-se-á sobre a relevância e importância da supervisão própria, identificando ganhos, desafios e perspectivas futuras. Neste artigo, será apresentada a evolução do papel do supervisor escolar ao longo dos 28 anos de supervisão delegada no SESI-SP, que perpassou inicialmente por uma abordagem mais tradicional e focada no cumprimento de normas, até a perspectiva contemporânea, que enfatiza a formação contínua da equipe gestora, o trabalho colaborativo e a análise de dados educacionais para a tomada de decisões fundamentadas. Enfatiza-se que a supervisão escolar delegada na rede SESI-SP desempenha um papel essencial para o desenvolvimento dos gestores escolares, o que reverbera no alcance de resultados positivos na aprendizagem dos estudantes.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Educação da Faculdade SESI
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.