Dificuldades e encantamentos em uma aula prática sobre “condutividade”: um relato de experiência por um residente de ciências da natureza em formação
Palavras-chave:
Residência Educacional, Laboratório Didático, Educação BásicaResumo
A Residência Educacional é um componente obrigatório presente na grade curricular dos cursos de licenciatura ofertados pela Faculdade SESI de Educação, sediada na Vila Leopoldina. Este componente se apresenta como um fator diferencial, distinguindo esta faculdade de outras instituições de Ensino Superior que oferecem cursos voltados para a Educação. Com isso, é possível propiciar aos graduandos uma experiência imersiva na rotina escolar e ampliar a compreensão dos processos e técnicas relacionados à práxis de lecionar. O acompanhamento de uma aula prática no espaço laboratorial pelos residentes se apresenta como uma excelente ferramenta para correlacionar os aprendizados teóricos com os procedimentos práticos, principalmente com o intuito de demonstrar as condutas e comportamentos que podem ser adotados no futuro, para aperfeiçoar os conhecimentos e as práticas sobre os métodos de ensino. Conforme o contexto anunciado é relatado a seguir a experiência vivenciada por mim, como residente, a partir do acompanhamento de uma aula prática no laboratório de Ciências da Natureza, com a temática relacionada à condutividade elétrica, que integra o currículo escolar da disciplina de Química do Ensino Médio. Alguns trechos do relato foram elucidados, nos quais as minhas interpretações foram demonstradas a partir de cada um destes, com base nos acontecimentos relevantes e que, sob o meu ponto de vista, precisavam ser evidenciados, permeando entre momentos de dificuldade para a docente e de encantamento pelos discentes. Tendo em vista os aspectos previamente expostos e analisados, concluo que a RE apresentou-se como uma excelente oportunidade de compreender o modo em que posso conduzir aulas mais exitosas, com ações planejadas e perspicazes, e que evidentemente irão favorecer a minha jornada em meio à docência.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Educação da Faculdade SESI
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.