Círculos de leitura no Ensino Fundamental I e a formação docente

Autores

  • Reginaldo Nathan David dos Santos
  • Valéria Hernandorena Monteagudo de Campos

Palavras-chave:

Leitura literária, Ensino Fundamental I, Residência pedagógica

Resumo

Neste relato de experiência, examina-se inicialmente a importância da leitura literária na escola, conforme apregoada por Freire (2003) e Soares (2001). A seguir, enfoca-se a observação de aulas de leitura literária que tiveram como objetivo promover o desenvolvimento da habilidade de leitura em estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental, por meio da leitura em voz alta de textos literários realizada por alunos do 5º ano. Relacionam-se os resultados exitosos de tal prática ao conhecimento sistematizado sobre a importância da interação social no processo de ensino-aprendizagem defendida por Vygotsky (1991), e as estratégias de leitura reunidas por Cosson (2018) – principalmente as relacionadas aos chamados “círculos de leitura”. Descreve-se como tais círculos se mostraram eficazes em momentos de leitura literária no Ensino Fundamental I, oferecendo oportunidades de desenvolvimento aos estudantes dos diferentes anos envolvidos. Em paralelo, relata-se como a participação do residente nessa iniciativa foi produtiva, tanto na construção de repertório pedagógico, quanto na aprendizagem de manejo dos processos educativos e sociais envolvidos na sala de aula.

Downloads

Publicado

2024-09-12

Edição

Seção

Relatos de experiência

Categorias