Círculos de leitura no Ensino Fundamental I e a formação docente
Palavras-chave:
Leitura literária, Ensino Fundamental I, Residência pedagógicaResumo
Neste relato de experiência, examina-se inicialmente a importância da leitura literária na escola, conforme apregoada por Freire (2003) e Soares (2001). A seguir, enfoca-se a observação de aulas de leitura literária que tiveram como objetivo promover o desenvolvimento da habilidade de leitura em estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental, por meio da leitura em voz alta de textos literários realizada por alunos do 5º ano. Relacionam-se os resultados exitosos de tal prática ao conhecimento sistematizado sobre a importância da interação social no processo de ensino-aprendizagem defendida por Vygotsky (1991), e as estratégias de leitura reunidas por Cosson (2018) – principalmente as relacionadas aos chamados “círculos de leitura”. Descreve-se como tais círculos se mostraram eficazes em momentos de leitura literária no Ensino Fundamental I, oferecendo oportunidades de desenvolvimento aos estudantes dos diferentes anos envolvidos. Em paralelo, relata-se como a participação do residente nessa iniciativa foi produtiva, tanto na construção de repertório pedagógico, quanto na aprendizagem de manejo dos processos educativos e sociais envolvidos na sala de aula.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Educação da Faculdade SESI
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.