Em busca de uma aprendizagem criativa e significativa
Palavras-chave:
Robótica educacional, Habilidades do século XXI, Abordagem STEAM, Aprendizagem criativa, Aprendizagem significativaResumo
Este trabalho visa apresentar uma série de quatro atividades de robótica educacional desenvolvidas com estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental da rede de ensino SESI-SP. As principais plataformas e recursos utilizados foram: Office 365, kits robóticos LEGO EV3 e LEGO SPIKE, Scratch e Minecraft Education Edition. As atividades foram elaboradas com base no Programa de Robótica Educacional do SESI‐SP, que considera a criatividade como chave para o processo de ensino-aprendizagem. Os procedimentos metodológicos utilizados foram baseados no Referencial Curricular do Sistema SESI‐SP de Ensino, a saber: levantamento de conhecimentos prévios, mobilização, problematização, tomada de decisão, sistematização e avaliação. Este relato de experiência destaca o potencial da robótica educacional em promover uma aprendizagem significativa, bem como o desenvolvimento das habilidades do século XXI, por meio de uma abordagem STEAM e da utilização de metodologias ativas de ensino integradas ao currículo escolar. As atividades desenvolvidas proporcionaram aos estudantes a oportunidade de praticar habilidades requeridas atualmente, e que são fundamentais para a vivência em um mundo globalmente conectado e complexo, tais como: construção de conhecimento, colaboração, comunicação, autorregulação e resolução de problemas. Os resultados mostraram um grande engajamento dos estudantes, que colocaram em prática toda sua criatividade, seu protagonismo, sua autonomia e seu empenho no trabalho em equipe.
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