Etnomatemática e educação ambiental na educação infantil
Palavras-chave:
Etnomatemática, Educação Ambiental Crítica, Educação InfantilResumo
Observando a realidade das salas de aula, e a necessidade de se trabalhar a Educação Matemática desde a mais tenra idade, com seus conceitos que ajudam a realizar uma leitura de mundo, surge a ideia da criação de um projeto que propicie aos alunos da Educação Infantil essa experiência. Tomando como base conceitos matemáticos que devem ser desenvolvidos nessa faixa etária, serão apresentadas atividades interdisciplinares que facilitem uma leitura de mundo crítica. Observando a realidade do nosso meio ambiente, que se encontra em deterioração, e sabendo que as crianças têm o poder de melhorar o futuro do planeta se conhecerem as consequências que poderão enfrentar caso não cuidarem dele, será apresentado o conhecimento necessário para que eles possam agir de maneira positiva nesse sentido. Dispondo da Etnomatemática e da Educação Ambiental Crítica, realizamos atividades que percorrem esse mundo, observando suas necessidades e como podemos ajudar a melhorar nossa qualidade de vida. Ademais, analisamos o que esses alunos possuem de experiência para entender o mundo da Matemática e como podemos expandir esses conhecimentos. Assim, notamos que as crianças nessa faixa etária possuem uma visão crítica de seu mundo que deve ser estimulada, pois ela se constituirá no primeiro passo para formar cidadãos críticos no futuro. Integrando os alunos com essas informações, analiso que eles são capazes de realizar abstrações e cálculos mentais com facilidade, bem como de desenvolverem a capacidade de cuidar do meio ambiente, tanto o escolar quanto o da comunidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Educação da Faculdade SESI
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.