Um novo olhar para o ensino de matemática em anos iniciais
Palavras-chave:
Matemática, Novos paradigmas, LudicidadeResumo
Este relato de experiência aborda um trabalho realizado nos 3º anos B e C do Ensino Fundamental da Escola SESI “Darcy Zacharias”, localizada no município de Presidente Prudente, entre os anos de 2022 e 2023, com ênfase no ano de 2023. O trabalho surgiu da necessidade eminente de um novo olhar para o ensino da Matemática, que fosse além de abordagens teóricas, distribuição e ensino de conceitos, investindo na ludicidade e metodologias voltadas à construção real de conhecimentos. O trabalho contou com total colaboração da Coordenação Pedagógica e Direção da Unidade Escolar e teve como ideia inicial abordar novas técnicas de ensino-aprendizagem, investindo na participação dos estudantes durante todo o processo. Partiu também da necessidade de aplicar estudos relativos à nova graduação (EAD-Matemática) e às leituras pertinentes ao tema. As formações oferecidas pelo sistema SESI/SP, através de seus colaboradores, presencialmente ou à distância, também foram de extrema relevância no percurso e nos resultados positivos obtidos. O importante é querer romper paradigmas, adentrar ao novo, não se intimidar e jamais voltar a velhas metodologias por sentir-se pressionado ou acuado diante de falhas que podem ocorrer no trabalho. É sabido que a colheita dos novos frutos, ou seja, a melhoria dos estudantes na compreensão dos conceitos matemáticos, vai acontecendo aos poucos, gradativamente e também depende do engajamento de outros discentes que trabalham a mesma disciplina na Unidade Escolar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Educação da Faculdade SESI
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.