Educação é uma arte: registro das experiência da residência educacional por meio das ilustrações
Resumo
Tendo como referência o desenvolvimento dos relatos de experiência da Residência Educacional, a elaboração de ilustrações contém em si reflexões sobre a vivência da participação, enquanto observadora ativa, em todo o ambiente de aprendizagem. Este trabalho se propôs a dialogar de maneira precisa com a literatura, buscando embasamento teórico no que diz respeito às formas como podem ser desenvolvidos os relatos de experiência, e a apropriação de linguagem imagética como forma de trazer autenticidade e veracidade àquilo que experienciamos. O presente relato parte da concepção da ilustração enquanto forma significativa de linguagem tornando-a um registro rico em intencionalidade e afetividade, uma vez que é produzido a partir de impressões repletas de possibilidade para pôr em curso o processo reflexivo que se instaura por meio da linguagem visual. Adentrar a sala de aula é perceber como a teoria e a prática podem se interrelacionar, desde que se tenha a destreza de se colocar junto ao estudante e àquilo que cada experiência pode revelar. Essa experiência nos mostra a necessidade de se permitir a aprender e explorar as múltiplas linguagens que atravessam a existência. A quebra da expectativa se faz fundamental nessa jornada, estando aberto ao novo e à espontaneidade, tal como as ilustrações aqui contidas se baseiam, exemplificando, de maneira tangível, que conceito e prática estão muito além das ideias e da efetiva relação construída nos detalhes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Educação da Faculdade SESI
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.